Acompanhar este blog

sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Vitória Régia



A Vitória Régia ou Lírio Real é uma planta aquática impressionante, das águas tranqüilas, pântanos e terrenos inundados da Amazônia.
Suas folhas podem chegar a medir de três a quatro metros de diâmetro e pode sustentar o peso de uma criança de dez anos.
Sua flor é especial. Floresce ao crepúsculo, revelando pétalas muito brancas que vão ficando rosadas com o passar das horas. Pela manhã, já então cor de rosa, fecha suas pétalas. E no cair da tarde , deste mesmo dia, se abre novamente. Sua cor rósea vai mudando até o tom violeta, quando então na manhã seguinte, se fecha definitivamente mergulhando e desaparecendo nas águas.
A flor permanece aberta por duas noites, exalando um doce e suave perfume.
Quem não puder ir à Amazônia e quiser ver a Vitória Régia, é só visitar o Jardim Botânico de sua cidade, pois suas mudas foram espalhadas pelo mundo todo.

Há uma lenda muito bonita em torno dessa flor.

"Naia era uma bela jovem índia e acreditava, como todos em sua tribo, que a Lua era um belo rapaz de prata e, que ao se casar com uma virgem, esta seria transformada em uma estrela do céu.
A jovem índia se apaixonou pela Lua e fez de tudo para alcançá-la. Percorreu vales e montanhas. No entanto quando chegava ao topo de uma montanha, a lua se mantinha sempre distante.
Naia entristeceu e pensou em desistir, quando numa linda noite deparou com a lua no fundo das águas tranqüilas de um rio. Ela não teve dúvidas que o jovem prateado viera buscá-la, e se atirou para abraçá-lo. E afundou até desaparcer para sempre.
A lua que a tudo assistia, num gesto de gratidão, transformou o corpo da índia numa majestosa flor, diferente de todas as outras, a Vitória Régia, que se abre somente ao luar para receber suas carícias".



Se fosse hoje, a jovem índia chegaria à NASA e pegaria uma carona num foguete. E no caminho se apaixonaria por um astronauta e, os dois fariam a lua-de-mel na própria Lua...

Foto da Internet.
............................................................................

6 comentários:

  1. Nossa !!!!!!!!!!!!! Que Lenda Lindaaaaaaaa !!!!!!!
    Quase levei pra o meu Blog BRILLO DE LUNA !!!!!!!! rs...

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Gosto de tudo que seja flor.
    Em portugal existem flores semelhantes mas nunca com rtamanha dimensão.Ás nossas ,nós chamamos de nanúfares,penso que sejam da mesma família, pois dão-se em lagos e também florescem, mas daí a suportarem o peso duma criança , vai uma longa distância. Essas são belíssimas.
    Votos duma boa semana. João

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nota.
    Onde se lê "rtamanha", deve ler-se tamanha e, onde se lê "nanúfares" deve ler-se nenúfares. Pelo erro , peço desculpas.

    ResponderExcluir
  5. Una meraviglia!!!! Grazie Estela per la tua visita e gli auguri. Un grande abbraccio!!!

    ResponderExcluir
  6. Estela,continuas artista e poeta ! A. Quadros(sonhoscomsorte)

    ResponderExcluir