Acompanhar este blog

domingo, 27 de junho de 2010

Festas Juninas ... finalizando com São Pedro


Simão Pedro que nos evangelhos aparece como um pescador, era um homem de temperamento espontâneo e impulsivo, capaz de defender seu Mestre e, logo adiante, fingir que não o conhece. Esse personagem fascinante e contraditório se transformará, depois da morte do Mestre, no líder sólido e determinado dos seguidores da doutrina de Cristo.
São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário o seu consentimento.

“Santo Antônio casa / São João batiza / Pra entrar no céu São Pedro é quem autoriza”

Dizem que Santo Antônio arranjava logo marido, São João escolhia mais, e o melhor marido era arrumado por São Pedro, pois o santo fazia as coisas bem feitas. Como bom pescador que era sabia amarrar bem as coisas.

E muitas são as sortes para serem feitas no seu dia por aquelas que ainda não haviam arranjado um casamento. E ainda, como Guardião dos Céus, ele também ajudava a proteger as casas.

Simpatia da proteção da casa
No dia de São Pedro coloque dentro de um copo com água a chave da porta de entrada da sua casa e diga: "São Pedro, proteja minha casa, assim como protege de intrusos o céu; afaste todo e qualquer mal da minha casa e com a ajuda do anjo guardião, não deixe entrar nenhum ladrão".

Simpatia para casa nova
No dia de São Pedro, coloque uma chave nova debaixo do seu travesseiro. Embrulhe-a em um papel branco com três pedidos e descreva como você desejaria que fosse sua nova casa. Deite-se mentalizando que São Pedro e seus anjos estarão durante a noite procurando a casa dos seus sonhos.

Simpatia para alugar um imóvel:
Tomar um banho de alecrim ou um banho comum. Durante o mesmo, mentalize coisas boas, pedindo inclusive o refazimento de suas energias.
Em seguida, vista uma roupa clara, pegue uma chave qualquer, chegue à janela e, olhando para o céu, diga:

"São Pedro da Terra,São Pedro do Ar!
Ajuda-me, por caridade, porque preciso o meu imóvel alugar.
São Pedro do Céu, São Pedro do Mar!
Ajuda-me, por piedade, porque tenho necessidade do meu imóvel alugar. Assim que meu pedido for atendido, te darei uma chave nova de presente,
E muito mais que tudo, meu amor, minha gratidão, meu coração."


Quando for atendida, compre a chave, embrulhe num papel branco ou verde, deixando-a na praia ou na igreja; depois, acenda uma vela verde para São Pedro. Se você fizer a simpatia com fé, com certeza dará certo!

.....................................................................................................................................................................
Nas comemorações da festa de São Pedro, também são encontrados os componentes dos festejos juninos, muita comida e muita dança, sendo os fogos e o pau-de-sebo as principais atrações de sua festa.


Por ser considerado o protetor dos pescadores, também é festejado com a realização de grandes procissões marítimas e fluviais nas várias regiões do Brasil. Sua imagem é levada em um barco, seguido por vários outros, na sua maioria pequenos ou jangadas artesanais.

É também considerado o santo protetor das viúvas. Estas, então, são encarregadas da organização das festas em seu louvor, realizando procissões com muitas rezas fervorosas.


A tradicional procissão de São Pedro sai às águas do rio Parnaíba,em Teresina, no estado do Piauí levando a imagem do padroeiro dos pescadores. E dezenas de outros barcos acompanham por amis de 1 hora.
..............................................................................

Há, por parte do povo, uma certa intimidade e liberdade no tratamento com São Pedro, pelo temperamento benevolente do santo e por ele ser o “Guardião do Céu”.
Chover é obra de São Pedro. Quando os trovões começam a aturdir e as crianças choram, as mães as consolam: "é a barriga de São Pedro roncando" ou "ele está mudando os móveis de lugar”
E quando a chuva cai: “É São Pedro lavando os assoalhos do céu”

Para se entrar no céu é necessário que o santo-chaveiro abra as portas. Embora simbolizado como velho, não o respeitam devidamente. De maneira impiedosa e desrespeitosa é alvo de milhares de anedotas, algumas inocentes, outras picantes. Serve para comparar e justificar os erros humanos: "... se até São Pedro errou, posso errar também"

Em alguns lugares do Brasil, no dia de São Pedro, todos os que receberam seu nome devem acender fogueiras na porta de suas casas.

Além disso, se alguém amarrar uma fita no braço de alguém chamado Pedro, este tem a obrigação de dar um presente ou pagar uma bebida àquele ou aquela que o amarrou, em homenagem ao santo.
.....................................................................................
E, entre outras festas, nas homenagens a São Pedro no Centro-Oeste, região pantaneira, a dança do Siriri é presença obrigatória.
O nome siriri pode estar relacionado com o termo siriricar, usado por pescadores da região, que significa dar um puxão no anzol.
Quando dançam os homens fazem um cumprimento para a dama como se estivessem siriricando para ela.
Podemos ver no vídeo uma apresentação dessa dança folclórica.




Blogagem Coletiva por iniciativa de Zambeziana.

6 comentários:

  1. Bom dia Estela!!
    Cheguei a tempo,pois amanhã comemoramos São Pedro.Bonita postagem..Parabéns!!
    Desta vez não fiz a postagem, pois a placa de video do meu pc queimou e precisei deixá-lo no técnico.Da placa surgiram outras coisas...
    Como na semana que vem é meu aniversário fiz ouro layout(gosto mesmo de mudar), e fiz uma volta no tempo para celebrar a minha vida tbem no mundo dos blogs.
    Uma linda semana para vc,com vitória ou não da nossa seleção(risos).
    Um abraço e todo meu carinho
    Emilinha

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo post. !!!!!!!
    Boas dicas !!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olá filha de Petrus,belo post esse a Pedro dedicada,girassois todos de campos meus,tristes estão por não poderem todos ,teu sol mirar e recitas tuas degustar,pois abandonados foram todos,inclusive euzinhu,esse velho mininu semeador,buááááá´snifffffffffffff!

    viva la vida

    ResponderExcluir
  5. Esta fiesta de San Pedro es muy linda, en Chile también se celebra!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei, Estela. A sua contribuição para a preservação do remanescente da nossa cultura é grande. Bj e obg

    ResponderExcluir