Lembranças, anotações, recortes de revistas, guardados ao longo de minha vida sobre diversos assuntos: Casa, Bem Estar, Estilo de Vida ... Idéias para copiar ou adaptar ao gosto pessoal. Enfim... coisas que falem ao coração.
Acompanhar este blog
domingo, 1 de maio de 2011
A Flauta de Pã
A ninfa Sírinx vivia feliz nos campos até começar a ser perseguida pelo luxurioso e insaciável Pã, cujo nome em grego significa "tudo". Na mitologia grega, Pã era o deus dos caçadores, dos pastores e dos rebanhos. Era representado por uma figura humana com orelhas, chifres, cauda e pernas de bode.
Cansada de fugir da perseguição, a ninfa implorou ao deus-rio Ladon que a ajudasse. Sensibilizado, ele a transformou numa planta: o junco. Esta planta, apesar da aparente fragilidade, tem uma força oculta, pois verga, mas não quebra. Entre desapontado e profundamente entristecido pela perda da ninfa, Pã resolveu criar com os caules do junco, um instrumento para expressar seu sentimento por meio da música: juntou vários caules cortados em tamanhos diferentes e, assim surgiu a conhecida "Flauta de Pã".
.....................................................................................
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Que linda !
ResponderExcluirBonita esta lenda mitológica e contada com todo o teu esmero!
ResponderExcluirbeijo e uma semana esplêndida.
Graça
Ainda bem que Pã "canalisou" sua luxúria para um
ResponderExcluirinstrumento musical de rara beleza...assim, vale à pena. É belíssima essa lenda, como bela foi a
sua idéia de nos brindar com ela...
Beijinhos, Estela
Boa e produtiva semana
Lúc
Estela, fiquei sem saber se o Pã conseguiu a amada com a ajuda da flauta ...........
ResponderExcluirJacque,
ResponderExcluirPã não conseguiu a amada, pois ele era muito mulherengo (rsss).
Ele passou a usar a flauta para atrair as outras mulheres e o som da música que ele tocava faziam com que elas se apaixonassem. Mas tinha um lado bom, ele também usava sua flauta para dar vida àquelas mulheres que tinham o coração endurecido, fazendo com que elas se apaixonassem pela vida, reconquistassem a alegria de viver e amar.
Bjs.
Que história linda minha amiga.
ResponderExcluirBeijinhos
Maria
Estela........ Me manda o Seu email... Eu não acho o seu. Eu fiz outra conta no Gmail... Minha conta está desativada por engano ! Eu não consigo entrar na conta que tenho os Blogs... Se vc puder responder, me diga se meus Blogs ainda aparecem...
ResponderExcluirFiz esse email e um Blog vazio...
jacquersbr@gmail.com
lindo!!!!
ResponderExcluirOi querida amiga eu vim ver o selinho e não achei obrigada bjs com carinho um lindo fim de semana Leila
ResponderExcluir