Acompanhar este blog

domingo, 1 de maio de 2011

A Flauta de Pã


A ninfa Sírinx vivia feliz nos campos até começar a ser perseguida pelo luxurioso e insaciável Pã, cujo nome em grego significa "tudo". Na mitologia grega, Pã era o deus dos caçadores, dos pastores e dos rebanhos. Era representado por uma figura humana com orelhas, chifres, cauda e pernas de bode.
Cansada de fugir da perseguição, a ninfa implorou ao deus-rio Ladon que a ajudasse. Sensibilizado, ele a transformou numa planta: o junco. Esta planta, apesar da aparente fragilidade, tem uma força oculta, pois verga, mas não quebra. Entre desapontado e profundamente entristecido pela perda da ninfa, Pã resolveu criar com os caules do junco, um instrumento para expressar seu sentimento por meio da música: juntou vários caules cortados em tamanhos diferentes e, assim surgiu a conhecida "Flauta de Pã".

.....................................................................................

9 comentários:

  1. Bonita esta lenda mitológica e contada com todo o teu esmero!
    beijo e uma semana esplêndida.
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que Pã "canalisou" sua luxúria para um
    instrumento musical de rara beleza...assim, vale à pena. É belíssima essa lenda, como bela foi a
    sua idéia de nos brindar com ela...
    Beijinhos, Estela
    Boa e produtiva semana
    Lúc

    ResponderExcluir
  3. Estela, fiquei sem saber se o Pã conseguiu a amada com a ajuda da flauta ...........

    ResponderExcluir
  4. Jacque,
    Pã não conseguiu a amada, pois ele era muito mulherengo (rsss).
    Ele passou a usar a flauta para atrair as outras mulheres e o som da música que ele tocava faziam com que elas se apaixonassem. Mas tinha um lado bom, ele também usava sua flauta para dar vida àquelas mulheres que tinham o coração endurecido, fazendo com que elas se apaixonassem pela vida, reconquistassem a alegria de viver e amar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Que história linda minha amiga.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Estela........ Me manda o Seu email... Eu não acho o seu. Eu fiz outra conta no Gmail... Minha conta está desativada por engano ! Eu não consigo entrar na conta que tenho os Blogs... Se vc puder responder, me diga se meus Blogs ainda aparecem...
    Fiz esse email e um Blog vazio...
    jacquersbr@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi querida amiga eu vim ver o selinho e não achei obrigada bjs com carinho um lindo fim de semana Leila

    ResponderExcluir