Acompanhar este blog

terça-feira, 3 de maio de 2011

Coisas que a minha mãe gostava


E pensando no Dia das Mães, me veio a lembrança algumas músicas que a minha gostava de ouvir e cantar.
Nos tempos de Helena mocinha, Vicente Celestino era um dos cantores de grande sucesso nas rádios brasileiras, ele não só cantava como também interpretava.
Naquele tempo quanto mais trágicas as letras, maior seria o sucesso, e Vicente Celestino era mestre na interpretação, ele passava toda a dor, aflição ou paixão que pudesse revelar a canção.
E Dona Helena adorava...
Pra quem conhece, relembre. E pra quem não conhece, escute com atenção.

Coração Materno foi há bem pouco tempo tema de uma peça de teatro de muito sucesso.

VICENTE CELESTINO canta: CORAÇÃO MATERNO - REGRAVAÇÃO


A letra:
Disse um campônio à sua amada: "Minha idolatrada, diga o que quer
Por ti vou matar, vou roubar, embora tristezas me causes mulher
Provar quero eu que te quero, venero teus olhos, teu corpo, e teu ser
Mas diga, tua ordem espero, por ti não importa matar ou morrer"
E ela disse ao campônio, a brincar: "Se é verdade tua louca paixão
Parte já e pra mim vá buscar de tua mãe inteiro o coração"
E a correr o campônio partiu, como um raio na estrada sumiu
E sua amada qual louca ficou, a chorar na estrada tombou
Chega à choupana o campônio
Encontra a mãezinha ajoelhada a rezar
Rasga-lhe o peito o demônio
Tombando a velhinha aos pés do altar
Tira do peito sangrando da velha mãezinha o pobre coração
E volta à correr proclamando: "Vitória, vitória, tens minha paixão"
Mas em meio da estrada caiu, e na queda uma perna partiu
E à distância saltou-lhe da mão sobre a terra o pobre coração
Nesse instante uma voz ecoou: "Magoou-se, pobre filho meu?
Vem buscar-me filho, aqui estou, vem buscar-me que ainda sou teu!"
..........................................................................

6 comentários:

  1. oi Estela,

    bela homenagem a sua e a todas
    as mães...
    tempo em que as letras das músicas eram poesias...

    beijinhos ensolarados

    ResponderExcluir
  2. tambem concordo, uma bela homenagem para os dia das maes, minha mae se chama tambem Helena, e ja se foi para o andar de cima a 24 anos, e adorava cantar tambem as musicas deles, e a musica que me lembro tambem era carinhoso, bons tempos, nossa mae nunca deveria morrer, alias todas as maes que realmente amam seus filhos nunca deveriam morrer, e como a saudade dela doi demais. por mais que a vida passe sempre fara falta em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe cantava muito esta música.Eu era menina e me entristecia,apesar de saber que era apenas um poema.
    Vicente Celestino marcou época,lembra da música "O ébrio"?Foi tema de filme e fez muito sucesso.
    Ah...é bom ser saudosista,a saudade é uma maneira linda de lembrar alguém.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Que lindo esta homenagem! Minha mãe se foi em 1994 aos 52anos.Uma frustaçao grande é que ela nao conheceu meus filhos!Muitas coisa me fazem lembrar dela, e graças a Deus só coisas boas!Adorei esse blog Estela

    ResponderExcluir
  5. oi, telinha !
    Acabei de ler seu blog "guardados e achados" e fiquei agradavelmente surpresa com as bem escritas lembranças de nossa infancia. Fiz esta incursão ao mundo dos blogs porque tenho ao meu lado uma linda professora ,minha filhota Luciana, sua sobrinha.
    Um blog de excelente qualidade, parabéns, irmã!
    Tchau, tchau.Vou ver se adquiro o hábito de navegar nos blogs. É interessante!
    Lena

    ResponderExcluir