Acompanhar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Bebendo estrelas


Por se tratar do mais nobre dos vinhos, o champanhe pode ser tomado a qualquer hora do dia, durante as refeições, nos aperitivos e mesmo na sobremesa.
Não é preciso uma ocasião especial para se abrir um champanhe. Ao contrário, é o champanhe que torna as ocasiões especiais.
Mas, apesar disto, preferimos mesmo é manter as tradições de usar o champanhe nas ocasiões mais festivas, como casamentos, formaturas, e principalmente nas festas de fim de ano... não é mesmo?


Ideal que seja esfriado em balde com gelo e água, onde a garrafa deve ficar pelo menos meia hora antes de ser servida.
Para que o gelo não derreta logo e a mistura fique gelada por mais tempo, acrescente sal grosso na água.


Nunca balance vigorosamente a garrafa antes de abrir para provocar o estouro da rolha, você estará perdendo o que há de melhor nesta bebida: o gás. E também a própria bebida, a não ser que o objetivo seja tomar um banho de champanhe.

Para abrir mantenha a garrafa inclinada, retire o fio metálico e o papel. Empurre suavemente a rolha com o polegar, até sentir o gás saindo. Muita atenção para que o estouro seja seco.
O gás é o responsável por levar o aroma até o nosso nariz, completando o sabor especial da bebida e pela beleza das bolhas borbulhando, fazendo um espetáculo a parte.

Foram idealizados dois modelos de taças para se apreciar ao máximo, os prazeres do champanhe.

A taça aberta, apreciada por deixar mais à mostra as borbulhas em todo seu esplendor. Segundo a lenda, foi inspirada nos formatos dos seios de Maria Antonieta, que seriam redondos em formato de maçãs.


A flute, em forma de flauta, comprida e fina, é a mais indicada por conservar melhor o gás e assim as borbulhas sobem lentamente, liberando o sabor e um lindo visual borbulhante.

...............................................................................

3 comentários:

  1. U'mmmm!!! Sorver estrelas!!Com esta frase, o frade don Perignon (que “descobriu” a bebida em 1689)resumiu a sensação de sorver o vinho espumante que mais tarde,viria a ser conhecido como champanhe em virtude da região em que era fabricado .Hoje em dia não há festa que se preze sem uma taça de um champanhe servido gelado, excelente para nosso clima, ainda mais nesta época entre Natal e Réveillon. Adorei o texto aprendi muito mais sobre essa bebida charmosa... Que eu particularmente adoro... Tim-Tim ...
    Beijokinhas

    ResponderExcluir
  2. E viva o champanhe que, ao contrário de que muita gente pensa...como tu dizes, pode e deve ser bebido nas horas em que a tristeza nos bate á porta para levantar o ânimo e o pensamento, brindado a que o bom tempo volte de novo!
    Gostei de toda a tua explanação e até senti o borbulhar no meu nariz...
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Gosto mas, guardo o champanhe para ocasiões especiais.
    Bjs

    ResponderExcluir