Acompanhar este blog

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Uma história com coentros




Acabei de ler um livro bastante interessante, um livro que contém coentros. Não é livro de receitas e nem fala de hortas, é simplesmente uma história que contém coentros.

O nome do livro: Adeus, Princesa
Autora do livro: Clara Pinto Correia

Nesta história, a autora escolhe para protagonista alguém que não gosta de coentro. Ela mistura sonhos e sabores, críticas, paixões e tradições numa narrativa onde ficção e realidade se confundem numa incursão ao interior de Portugal, mais precisamente na região do Alentejo.
Com muito domínio sobre a escrita ela narra uma história que como ela mesma o diz, contém coentros. Mas, a sua maior característica é a riqueza de detalhes, minuciosamente descritos, além de um toque de humor muito refinado.

“A mesa estava posta com uma toalha bordada, tinha malmequeres espalhados por toda a volta, louça de porcelana com flores azuis muito pequeninas, guardanapos de papel também azuis. Um grande jarro de vinho tinto ocupava-lhe o centro, e o pão fora cortado em fatias finas, distribuídas por dois cestos de verga forrados com paninhos brancos, de extremidades rendilhadas. Joaquim Peixoto, num brusco sobressalto, pressentiu nos odores que chegavam da cozinha o rasto traiçoeiro dos coentros.”
............................................................................................
“Lombo de porco, uma verdadeira especialidade, acompanhado de salada. Era na salada que se escondiam os coentros, incontáveis, picadinhos, impossíveis de despistar ou de chegar discretamente para o lado com os dentes do garfo. Joaquim Peixoto odiava coentro.”


E já que é uma história com coentros, que tal preparar uma bela salada com essas tão cheirosas folhinhas?


- Tomates Cereja
- Muzzarela de búfala
- Coentro picadinho
- Misturar tudo e regar com azeite.




- Ovo cozido amassado com o garfo ainda quente
- Coentro picadinho
- Legumes cozidos
- Misturar tudo e regar com azeite.


E comer à vontade, desde que se goste de coentros, é claro! (rsss.)

Bom Apetite!
.....................................................................

3 comentários:

  1. Sí... muy buena idea la de la ensalada... aunque con el frío que hace acá... mejor un caldo caliente...:=)

    Saludos,

    Sergio.

    ResponderExcluir
  2. OI Estela, vou te falar a verdade, eu me identifico com a moça da história, pois não gosto nada de coentro, hi hi.

    Aproveito para dizer que vou estar afastada da blogosfera por 15 dias, pois vou me dedicar inteiramente a minha pós-graduação. Mas em agosto eu retorno e espero poder contar com sua companhia. Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Olá Estelinha, também não gosto de coentro prefiro a salsinha, amei a mesa posta com tanto carinho, toalha bordada com malmequer e a louça de porcelana com flores azuis, fiquei tão envolvida com a história que cheguei a sentar nessa mesa tão linda e romântica.
    As receitinhas hummm... Adorei a saladinha de ovo.
    Bjocas...
    Obrigada pela visita...

    ResponderExcluir