Acompanhar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Brinquedos

Até domingo, no andar térreo, o Museu do Folclore, aqui no Rio de Janeiro, está com uma pequena mostra: "Brinquedos de Recife".
São brinquedos feitos por artesãos pernambucanos, que vem dando continuidade a essa arte tão popular e quase esquecida, do Nordeste Brasileiro.
Viajei ao passado, ao tempo de quando era criança e brincava com brinquedos iguais a estes.

Os carrinhos de lata;

Os mini-tambores;

Mané Gostoso, que se movimenta ao comando de nossas mãos;

E as bonecas de pano, que tanto embalaram os meus sonhos de menina.


e ainda, os apitos de barro em forma de galos e galinhas, os cata ventos, as marionetes, entre outros...

É uma pena que, hoje, diante de tanta tecnologia, são raras as crianças que conhecem e brincam com esses brinquedos que tanto mexem com a nossa imaginação.

Perde a criança, perde o artesão... perdemos todos nós.

Para quem está no Rio, o Museu fica ao lado do Palácio do Catete, e os brinquedos estão à venda na lojinha do museu junto a outros trabalhos artesanais.

No museu também funciona uma Exposição permanente com cerca de 1400 artigos feitos por artesão de todo o Brasil .
Vale a pena uma visita, são três andares de pura magia.
Uma pequena mostra AQUI.


"As coisas de que a criança gosta permanecem no reino do coração até a velhice.
A mais bela coisa da vida é nossa alma permanecer esvoaçante nos lugares onde outrora brincávamos."
(Kallil Gibran)

..............................................................

2 comentários:

  1. Há pouco tempo comprei um Mané Gostoso, numa feira de artesanato. Esses nossos brinquedos, nos contentavam, simples e encantadores.As bonecas são lindas.

    Fui algumas vezes ao Museu do Folclore. Gosto de museus e lá trabalha uma sobrinha minha,Elizabeth (museóloga -minha 1ª sobrinha) Quando for lá,procure-a e diga que é minha amiga.

    Adorei, recordar os brinquedos que fizeram parte de nossa infância nordestina.

    Xêro, Estela...

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda tenho bonecas de panos compradas aqui no Recife, onde moro, Estela.

    ResponderExcluir