Acompanhar este blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

No caldeirão das histórias


Como todo mundo sabe, hoje se comemora o Dia das Bruxas.
Estava pensando numa postagem sobre o assunto para deixar aqui, e acabei me lembrando das histórias que ouvi quando criança.

Minha mãe sempre tinha uma pra contar, as de fadas eram as minhas preferidas. Eu e minhas irmãs ficávamos escutando aquelas histórias tão cheias de fantasias, recheadas muitas vezes por fatos de nosso cotidiano, sem que nos apercebêssemos disso. E assim ela nos educava sempre mostrando o lado da bondade, da delicadeza, da satisfação do dever cumprido.

Apesar de possuírem uma varinha mágica, as fadas tinham que seguir uma regra: elas não podiam utilizar a varinha e nem seus poderes em seu próprio benefício. Se o fizessem, o encanto se acabava e elas se transformariam em simples mortais.
Algumas acabavam transgredindo a lei e enfurecidas por perderem os poderes se transformando em simples mortais, acabavam virando bruxas, trocando a varinha por vassouras, cabelos desalinhados e caldeirões com poções mágicas cujas receitas ainda podiam se lembrar.

Tinha uma história que eu gostava muito:
Eram três fadas que moravam numa casa na floresta. Elas eram muito ocupadas, passavam quase todo o dia fora para atender aos pedidos das pessoas e nunca tinham tempo pra elas e seus afazeres.
Sua casa estava sempre desarrumada, com muita louça pra lavar, roupa pra passar, chão pra varrer, comida por fazer, etc.
Um dia, uma moça muito alegre, filha de lenhadores, andava pela floresta à procura de alimentos pra levar pra casa.

Nesta caminhada acabou por encontrar a casa das fadas no meio da floresta. Chamou por alguém, mas ninguém atendeu, tornou a chamar e nada, então resolveu entrar... Ficou assustada ao ver tamanha bagunça em tão pequeno espaço.
Pensou: “não sei quem mora aqui, mas por certo devem ser pessoas muito ocupadas, pois não tem tempo nem de arrumar suas coisas. Vou fazer-lhes uma surpresa.” E começou a varrer, a lavar e passar. A casa ficou limpa, arrumada e toda cheirosa. Ouvindo as vozes que se aproximavam, ela fugiu para não ser vista.

As fadas quando viram tanta transformação ficaram muito contentes e agradecidas, pois estavam quase usando suas varinhas para a arrumação da casa, com o risco de se transformarem em bruxas..
Olharam umas pras outras e cada uma foi dizendo:

“Falemos manas, falemos!
Quem tanto bem nos fez,
Carpins de ouro nasçam em seus pés.”

“Falemos manas, falemos!
Quem tanto bem nos fez,
Uma estrela de ouro nasça na testa.”

Falemos manas, falemos!
Quem tanto bem nos fez,
Bolas de ouro saiam de sua boca quando falar.”

E assim a moça, com tanto ouro, pode ajudar seus pais e nunca mais faltou alimento em sua casa. Casou e teve filhos.
Sua estrela brilhou tanto que ela acabou sendo uma Rainha, a mais querida de todos os tempos.


................................
Bem... vou parar por aqui, pois estas histórias não têm fim. Talvez eu volte a falar mais sobre este assunto pois, apenas uma linha muito sutil é que separa a fada da bruxa.

Espero que tenham gostado.
...............

9 comentários:

  1. Adoro estas histórias e como tu as contas tão bem...é pena que essa menina não passe por aqui...ás vezes, poderia dar-me uma mãozinha...
    beijocas, minha querida!
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Rsssssssssss... Adorei vc de bruxa rsssssssssss


    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  3. rrsss Espectacular btuxa a minha amiga fez, rrss

    Bom resto de semana,

    ResponderExcluir
  4. Delícia de historia acompanhada de graciosas imagens.
    Também quero deixar um abraço, bjs meus.

    ResponderExcluir
  5. Um beijo grande e um fim de semana maravilhoso!
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Que linda história, fez-me recordar as histórias do meu tempo de menina. Tempos tão mágicos e com tantos sonhos...
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  7. Gostei da historinha só lembrava dos versinhos, vou recontá-la para as minhas netinhas. Se vc der licença vou colocá-la no rol de histórias que estou selecionando para deixar para os netos quando eu me for, claro que com as devidas ressalvas. Farei minha ilustração. Nandéu me deu a ideia de gravar as histórias com a minha voz para deixar de lembrança. Beijos Lena.

    ResponderExcluir
  8. Estela...não sei de quem gosto mais, se das fadas, se das bruxas....a linha é tênue, aliás, será mesmo que há diferença?..kkkkk....adoro tudo isso, será que você imagina como eu gosto?
    A propósito, adorei a história!
    Beijos de Lua!

    ResponderExcluir