Acompanhar este blog

domingo, 18 de setembro de 2011

Idéias para a primavera


Um almoço no começo da primavera deve ser um acontecimento luminoso, cheio de idéias novas para os dias quentes e ensolarados que se aproximam.
Comer no jardim ou na varanda já é uma novidade gostosa, e se pusermos na mesa uma toalha branca com pratos também brancos teremos a moldura perfeita para os “quitutes” bem coloridos. Ou toalhas floridas e muitas, muitas flores espalhadas por todos os cômodos da casa.
As possibilidades são infinitas...



Com a chegada da primavera tudo renasce. Os sentimentos adormecidos no inverno afloram espontaneamente. Plantas e animais trazem de volta o mito ancestral da ressurreição e aterra se prepara para um novo ciclo de vida.


Nossa festa interior também deve recomeçar. Recomeçar é vida, alegria, exaltação! O recomeço é mágico, alegra e rejuvenesce. Dentro de casa lavam-se e guardam-se os cobertores e os casacos pesados, baixam-se das prateleiras as roupas mais leves. Há um ritmo diferente no ar que nos deixa mais alertas, mais alegres. Na cozinha o cheirinho gostoso de condimentos leves, ervas frescas e frutas perfumadas. É hora de esquecer as comidas pesadas do inverno e partir para refeições mais leves e saborosas.
O calor ainda não chegou, mas os dias começam a ficar mais compridos, o sol vai ficando mais quente e aos poucos a força da natureza aumenta.



Uma mesa arrumada com simplicidade e comidinha despretensiosa, porém caprichada. O segredo está justamente aí: é o amor que faz cada refeição simples, nutritiva e saborosa um momento de carinho e paz.


Não comer muito, guardar sempre um lugarzinho para a próxima refeição.
Os velhos ingleses dizem que uma casa só vira um lar quando cheiros deliciosos emanam da cozinha, mas só acredito nisso até a hora da refeição. Depois é necessário que apareçam de novo os cheiros das flores e principalmente das ervas que limpam todo o ambiente e deixam a casa com aquele ar fresco e gostoso. Consigo isso fervendo uma boa quantidade delas numa panela durante alguns minutos. Quando por acaso elas somem do sítio ou do mercado, preparo um chá de cravo, baunilha, canela e maçãs, que também são maravilhosos.





Texto do livro: As Ervas na Cozinha (Rosy L. Bornhausen)

Fotos: Todas da Internet

.................................................

4 comentários:

  1. Hum, já estou com saudades do Verão e ele ainda não acabou...falta tanto para a Primavera aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estelinha
    Adorei estas imagens com todas estas sujestões. Penso que o rosa combina muito bem com o verde!
    Tens razão: quando uma mesa está posta com carinho, as comidas mais simples têm outro sabor.
    Aqui está chegando o Outono, como sabes mas, a temperatura ainda é a de verão, embora as noites fiquem mais frias. Ainda não tirei a roupa de Inverno...talvez assim ele se atrase um pouquito mais!
    Beijo amigo e uma boa semana.
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Estela
    Com essas imagens lindas,recordei das minhas amadas tias que moram em Além Paraíba MG. Moram em uma simples casa,mas eu sinto tanta felicidade quando vou até lá.Todos os detalhes das mesas,rosas e refeições são a perfeita combinação que trazem felicidade aos olhos e a alma.Parabéns, muito lindo. Uma linda tarde prá você.

    ResponderExcluir