Acompanhar este blog

domingo, 24 de julho de 2011

Balanço de Aniversário


Olho pela janela, o céu está nublado e o um vento leve passeia por entre as árvores.
Aqui e lá fora, a vida nada tem de artifícios ou de perdida, é real, impaciente, ardente de desejos, e consiste em estar viva.
Tudo o que a gente vive vai sendo guardado num baú mágico e imenso – a nossa memória – e a gente vai mergulhando numa viagem pelo tempo, alcançando o momento num claro labirinto, desfrutando a alegria de nele estar presente. E as lembranças vão surgindo como as flores de um grande ipê, colorindo de rosa o chão da nossa mente...
A casa com o portão sempre aberto, escancarado para a vida; o jardim, com sol ou com chuva com seus canteiros floridos. De dia o cheiro das rosas, de noite o embriagante cheiro da dama-da-noite e o suave aroma do jasmim...
Era uma vida feita de horas eternas... Nuvens de carneirinhos, bolhas de sabão, pipas, bolas de gude e brincadeiras de roda...
Toalhas bordadas forrando a mesa para o lanche, às três da tarde. Mingau de aveia Quarker, broinhas de coco, bolo de milho, café com leite...
Histórias à beira da cama, e a nossa mãe nos olhando, sorrindo...
.........................................................................................

Sabe quando a gente fica imaginando como as coisas serão?
O tempo vai passando, se esticando. E de repente chega um momento em que se toma consciência do que a gente é, do que a gente viveu.
E saber que valeu a pena.
Aceitar naturalmente as perdas, conquistando maior paz, sentir-se mais consciente, mais verdadeira, inteira, mais sensível ao real.
E saber-se capaz de aceitar as mudanças do corpo, as gordurinhas extras, as estrias do “estica-encolhe”, e saber se orgulhar delas, pois são marcas da vida.
Aprendi, hoje sei, a tornar mágico o momento. Descer, subir... vencer batalhas, mesmo quando as perdendo.
E saber que, na verdade, tempo haverá para muitas outras coisas: tempo para o amor, tempo para os amigos e tempo ainda para uma centena de indecisões.
E saber-se fonte de pura energia, capaz de olhar para frente, para o futuro, batalhar para alcançar a vida, renascer a cada dia... e amar sempre.


FOTO: A Natureza me deu de presente a visão dessas flores do Ipê, que sempre teima em dar flores no inverno, e este ano, em particular, ela escolheu a semana do meu Aniversário.
Mais fotos deste Ipê AQUI.


..........................................................

13 comentários:

  1. Estelinha... As flores sabem que vc é UMA LINDA FLOR tb ! Por isso vem comemorar com vc o seu dia especial...
    Eu considero vc uma das minhas melhores amigas, e tenho poucos amigos né ? ... E me sinto tb guardada no seu baú mágico e imenso... rs... assim como o minguau por ex. rsssssssssssssss...


    FELIZ ANIVER !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  2. Estelinha
    Aqui está uma página escrita com tanta poesia e côr...que eu me deslumbrei!
    Palavras cheias de vida, de amor e amizade... e o teu baú vai-se enchendo de lembranças e pétalas perfumadas. Tenho saudades da rainha da noite que eu tinha no meu jardim de lá e que nos brindava todas as noites com aquele perfume forte e sensual... Ah, minha querida, os nossos baús estão cheio de tanta coisa...ainda bem!
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida Estela, eu venho aqui me desculpar por não ter vindo antes te desejar um lindo aniversário, foi uma amiga em comum que temos que me alertou, eu venho te dizer que hoje entrei agora no blog nem pude tirar minha folga estamos em alta temporada preciso visitar as amigas e não está dando tempo entro um pouquinho aqui a noite, minha querida te desejo tudo de mais linda na sua vida você merece, sabes que gosto de você, o que escreveu ai em cima eu adorei parece comigo um pouco, querida parabéns e que possamos estar juntas mesmo longe, pelo menos no pensamento acredite vc o que eu adoro fazer é ficar aqui mandando recados, mas nesses tempos turismo maior eu tenho pouco tempo não seio que fazer amo fazer bonecas e amo ficar no blog, e deixo um recadinho aprendi a te amar também, não são palavras jogadas ao vento é de coração tá, não só vc como outras amigas que adoro aqui encontrei gente lindas amiga querida beijos com muito carinho Leila

    ResponderExcluir
  4. Olá, Estela
    Dou-lhe os parabéns, pelo aniversário, ainda que depois...e pela sábia e linda crônica. Penso assim, como você. Este balanço está perfeito, lúcido. Assim, a vida deve ser vivida...
    Um cheiro, amiga

    ResponderExcluir
  5. Querida Estelinha
    Vou de férias...estou a precisar mudar de ares e dar algum descanso aos dedos e ao PC!
    Parar para recomeçar com mais força! Acredito que sim.
    E por aí, como vai tudo? Espero que esteja tudo cinco *****
    Deixo-te saudades e mil beijos.
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Ligeiramente atrasados aqui deixo os meus parabens,adorei este post com um baú bem recheado de amor, amizade e pétalas perfumadas. LINDO
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Fazia tempo que eu comparecia ao teu blogue, mas foi com grande alegria que constatei o quanto tuas reflexões merecem ser lidas. Aos lê-las me dei conta que ainda existe inteligência na bloguesfera, Parabéns, JAIR.

    ResponderExcluir
  8. Amiga Estela embora atrasados deixo os meus sinceros parabéns. Sabe tão bem abrir o baú das recordações e lembrar momentos mágicos de outros tempos.
    Bom fim de semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  9. Querida Estela,
    Felicidades mil pelo teu aniversário. Muita saúde e paz e que Deus te ilumine e proteja sempre, amada amiga.
    Tua postagem é maravilhosa! Realmente, o tempo passa e nos vemos agora a relembrar tanta coisa que já aconteceu e foi em nossa vida. Mudamos por fora, mas continuamos sendo a mesma alma, o mesmo espírito de quando ainda éramos mais jovens. Adquirimos experiência, crescemos e aprendemos muito com a vida, que é a nossa grande escola. E ainda teremos muito tempo pela frente, para mais absorver desta grande oportunidade que Deus nos concede:viver e aprender que somos eternos viajores do Universo em idas e vindas.
    Com um carinhoso abraço e votos de um domingo com muita paz e amor,
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  10. Oi Estela
    Seu aniversário! sempre é tempo mesmo que já tenha passado o dia. Parabéns e que suas memórias sejam assim de nobreza e delicadesa, como taão bem soube descrever.
    O Ipê é escandalosamente lindo!
    um abraço de boa semana

    ResponderExcluir
  11. Ola querida ,
    um grande feliz aniversario pra voce ainda que atrasado é de coraçao com muito carinho.Tenha dias felizes .Mil beijinhos.

    ResponderExcluir
  12. Amiga Estela passei para desejar um excelente fim de semana.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  13. QUE BELO TEXTO!!!!ME FEZ RETORNAR AS MINHAS MEMÓRIAS DE INFÂNCIA,SEU BLOG É MARAVILHOSO!!! AMEI! E GRATA PELA VISITA AO CANTINHO DA LI E O CARINHO, VOLTE SEMPRE E CONHEÇA O PALAVRAS E ESSÊNCIAS, BJINHOS NO CORAÇÃO!!!

    http://palavraseessencias.blogspot.com/

    ResponderExcluir