Acompanhar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Corujinha do tempo


Todo mundo já conhece o galinho do tempo. É aquele galinho revestido de um material que vai mudando de cor conforme a umidade do ar.

Técnica desenvolvida por nossos irmãos portugueses.
Quando o ar tem muita umidade ele fica rosa e quando tem baixa umidade ele fica azul.

Isto se deve ao cloreto de cobalto II, um sal de cor azul que se hidrata facilmente, passando a cloreto de cobalto II dihidratado, de cor rosa. Enfeites como “galinhos”, “gatinhos”, "corujinhas" e outros bibelôs são recobertos com esse sal e mudam de cor em função da umidade do ar.
Este sal é muito usado em laboratórios, em estufas de secagem de alguns materiais. Também muito usado para se obter flores desidratadas e, na espionagem, já foi muito usado em tintas de canetas que escondiam mensagens secretas que só eram possíveis de ler quando se submetia o papel a uma secagem, mas hoje todo mundo já sabe disso e não se usa mais em espionagem (rsss).

Esta corujinha do tempo eu ganhei de uma amiga, e com certeza é uma coruja portuguesa.

Esta minha coruja do tempo ultimamente anda se vestindo de cor de rosa, mas hoje ela decidiu mudar de roupa, ela está usando um lilás quase azul. Isto é sinal de que o tempo está mais pra seco, com menos umidade no ar. Mas por aqui, no Rio essas corujinhas não se decidem, ora veste rosa, orar veste azul.

Gosto muito de cor de rosa, mas nestes dias de inverno fico torcendo pra coruja vestir azul.

..........................

9 comentários:

  1. Esses galos e essas corujas são muito bonitos e ficam sempre bem peenchendo espaços vazios.

    ResponderExcluir
  2. Ah, galinho eu tenho mas corujinha nunca tinha visto!
    Quando algum conhecido for viajar vou pedir uma de presente!
    Bjus! e bom domingo!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Estela boa semana pra você também! Amei saber mais detalhes sobre o famoso galinho, que conheço bem rss. Bem eu também moro no Rio de Janeiro e confesso chega de frio né? Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. Essa é tão lindinha! gosto dela vestida de lilás rsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. eu lembro que qdo eu era criança minha mãe tinha um cristo redentor de mudava a cor...eu ficava impressionada de ver...rsrs
    Estela...a Angelina ainda não tirou a foto para te mandar mas te mandou um bjo...heheh
    bjossss

    ResponderExcluir
  6. Que delícia...você monitorar o tempo através de uma sábia corujinha...!Quem inventou isto,teve uma ótima idéia,as corujas são consideradas ótimas observadoras,uma coruja era mascote da deusa Athena,é um bichinho que vê lonje!bjos

    ResponderExcluir
  7. Tenho dois galinhos do tempo: um é bem antigo, trouxe em 1979, de Lisboa. O outro, deu-me uma amiga, vinda de Portugal, tem uns 5 anos, também funciona. A corujinha do tempo, eu não conhecia, achei linda.
    Beijos, Estela

    ResponderExcluir
  8. Oi Estelinha, estou com saudades só posso dizer isso muita mesmo tá fique com Deus bjs com carinho da Leila

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde
    Gostaria de comprar esse galinho do tempo ou coruja em grande quantidade, alguém sabe quem fabrica? meu email atacadochines@hotmail.com

    ResponderExcluir