Acompanhar este blog

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Pirulito que bate bate


Andando pelas ruas do meu bairro, encontrei o Vendedor de Pirulitos com um tabuleiro cheio deles em forma de chupetinhas.
Corri ao seu encontro ao mesmo tempo que uma menina em torno de seus sete anos, que vinha com a mãe. Ambas compramos pirulitos e nos olhamos com um sorriso cúmplice. Afinal, pirulitos são feitos para crianças, não importa a idade!
Entrei, então, no túnel do tempo:
Quando eu era menina havia muito desses pirulitos, bem como outras guloseimas açucaradas, adoçando a nossa vida.


Os “Pirulitos de Mel” em forma de cones compridos e enfiados numa haste comprida ou num tabuleiro, com buracos próprios para acomodá-los;
As balas “Puxa” que vinham enroladas em um papel branco e era um puro deleite;
As balas de coco, tão macias, branquinhas e deliciosas que se desmanchavam na boca;


As balas “Boneco”, de várias cores com a forma de um bonequinho e dois centímetros de puro sabor;
Havia também aquelas balas com listras coloridas, bem cheirosas e arredondadas.

Estes pirulitos em forma de chupetinhas tem, para mim, um significado especial:

"Meu pai, em certa ocasião comprou formas e os ingredientes para fazê-los. Eram de mel, essência de rosas e um outro ingrediente (acho que era cal, que era para o mel dar o ponto de bala e não açucarar). Quando dava o ponto e ainda quente ele despejava nas formas que tinham sido untadas previamente com manteiga. As formas eram em dupla, após enchê-las, esperava-se um pouco (só o tempo de não escorrer) e juntava uma com a outra pra colar as duas partes do pirulito. Depois de frio, tirava-se da forma e passava no açúcar cristal.
Eu acompanhava todo aquele ritual com olhos gulosos e papai me deixava passar os pirulitos no açúcar.
E no final era premiada com aquele doce que tinha cheiro de mel e rosas..."


Pirulito que bate bate,
Mais bate o meu coração.




P.S. Somente as fotos das chupetinhas é que são minhas. As outras eu peguei na internet.
........................................................

15 comentários:

  1. Estela ! Eu tb comprava muito esses pirulitos de chupeta rs... Mas sabe o que eu fazia antes de comer ? Eu lavava rsssssssss... pra sair o açucar cristal... Pra ver ele ficar bem brilhante rsssssssssss...

    Beijooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Recordações que vamos transportando no tempo. Sabores que guardamos na boca dos pensamentos e saboreamos em sonhos e visões interiores.

    Éramos felizes com coisas pequeninas.
    Ficávamos agradecidos com coisas de nada.

    ResponderExcluir
  3. Anche a me piacciono moltissimo i lecca lecca!!! Ogni tanto me ne compro uno...ssssssssssssssss..non dirlo a nessuno!

    ResponderExcluir
  4. Estela!!!
    Quanta saudade...lembra também dos quebra-queixos, acho que é a mesma que vc chama de puxa-puxa, mas lá em Minas levava este nome...éramos muito felizes e não sabíamos amiga!!!
    Adorei seus blogs e já estou seguindo...
    bjs no coração...
    Vivi

    ResponderExcluir
  5. Gente...bala de bonequinho... eu nem lembrava mais delas! Nunca gostei do sabor. Chupava só por chupar...rs EU gostava mesmo era daqueles pirulitos da Kibon.Acho que nem tem mais.
    Qto tempo já se foi...deixemos isso pra lá

    bjs ♥

    ResponderExcluir
  6. Carissima Estela é um prazer conhece-la e esse encanto de blog.certamente voce esta ja participando do nosso sorteio desejamos boa sorte.obrigada por nos visitar è sempre uma alegria fazer novas amizades...um beijo grande dos teus novos amigos .
    Duendes

    ResponderExcluir
  7. Estelinha
    Interessantes essas chupetinhas...Que pena não haver aqui porque...nas noites de insónia, eu resolvia o problema...docemente!!!
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Passei para te desejar um bom fds.
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga hoje vim especialmente para repartir consigo um miminho que recebi e que quero partilhar, pois representa o “Prémio da amizade”. Não tem regras nenhumas, tem apenas todo o meu carinho, amizade e o meu sincero obrigado por fazer parte da minha vida. Está no meu cantinho Especial “SELINHOS – Presentes dos AMIGOS” (http://maria-selinhos-presentesdosamigos.blogspot.com/)
    Um maravilhoso Fim-de-semana
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  10. Madrinha!
    Preciso da sua ajuda
    Nós estamos a ter um Inverno excepcionalmente frio e muita chuva.e alguns Paises como o Brasil , Canada, Estados Unidos e nós com a crise do País. Os nossos amiguinhos estão aprecisar de nós!
    Vai ao meu blog e diz-me se concordas?
    Ronrons da
    Kika

    ResponderExcluir
  11. Que saudade! lembro-me deles em forma de triangulo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Hoje matei a saudade e fiz pirulito de caramelo para meu neto, Falei tanto deles para o Victor que o garoto estava em transe, então resolvi inventar o modo de fazê-lo e até que deu certo na minha improvisação. Só tive muito trabalho para tirá-lo da mini xícara que usei de forma. Entrei na net para encontrar o desmoldante ideal e me deparei com este espaço lindo. Parabéns, meninas!
    A saudade acaba aproximando as pessoas... Beijos

    ResponderExcluir
  13. Me lembro do meu pai também que fazia junto com minha mãe...Levantavam cedinho ( era mais fresco) e faziam os pirulitos. Tinha forma de chupetinha, martelinho, galinha e revolvinho... E eu ajudava a passar no açúcar...Deliciosamente doce a minha saudade!

    ResponderExcluir
  14. Alguem sabe fazer essas balas de bonecos? Tenho muita saudades delas,as pessoas voltam com tantas coisas antigas podiam voltar c essas balas né?

    ResponderExcluir
  15. Perdi meu pai tem 2 anos.. ele também fazia esses pirulitos de chupeta.. quando ele era criança.. lendo seu relato falando do seu pai.. lembrei do meu.. chorei,. Meu pai parecia tão imortal.. Obrigado
    🙏😊♥️



    meu





    ResponderExcluir