Acompanhar este blog

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Páscoa, pão e chocolate




Nas minhas leituras encontrei este texto no livro “Não é Sopa” de Nina Horta, que achei bastante propício para esta época de Páscoa.

Pão, páscoa e chocolate
“Lembro-me de uma vizinha portuguesa que me ensinava que o verdadeiro e único modo de se comer uma barra de chocolate é dentro do pão. Como variante, pão, chocolate e uvas. Parece estranho? Experimentem. Pode ser pão francês, ou pão doce, tanto faz. E se o pão for mais suave, o chocolate deve ser amargo.
.....................................................................................
Um sanduíche de pão de miga, chocolate derretido e pimenta do reino verde. É um casamento talhado no céu.”


E para complementar, evoquei Isabel Allende através do seu livro “Afrodite” que fala exclusivamente de alimentos afrodisíacos com receitas e contos interessantes.

Pão - assim como a poesia, o pão é uma vocação um pouco melancólica, cujo requisito primordial é tempo livre para a alma. O poeta e o padeiro são irmãos na tarefa essencial de alimentar o mundo. (Isabel Allende)
Chocolate – considerado um símbolo nos rituais do cortejo romântico. Que mulher não viu suas defesas desmoronarem diante de uma caixa de chocolates? (Isabel Allende)


E pra finalizar uma receita bem prática, saborosa e requintada pra a gente se exibir nesta Páscoa, do livro de Nina Horta.

Suflê quente de chocolate da Ana

2 paezinhos franceses, velhos ou não, molhados no leite; 180g de chocolate em pó; 150g de manteiga; 6 ovos; 1 pequeno cálice de conhaque; açúcar a gosto.

Bater a manteiga com o açúcar e as gemas. Acrescentar o pão bem espremido e o chocolate em pó. Bater as claras em neve e juntar. Colocar em forma refratária untada com manteiga e assar no forno por 30 a 35 minutos. Servir imediatamente com creme de leite batido.


Boa Páscoa para todos.

5 comentários:

  1. minha dieta ja era com essa data q coisa dificil,

    bjosss...

    ResponderExcluir
  2. OI Estela queridaa,

    Que bom passar a Páscoa com vc nesta passagem portuguesa de pão de miga e chocolate e de agrado Isabel Allende em Afrodite.
    Adoro suas leituras,guardados ,gentilezas,estes suspiros primordiais que a tornam tão especial.

    Feliz Páscoa,

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que páscoa e dieta não combinam! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Estela...

    Vim agradecer sua doce e agradável visitinha em meus Botões...
    Está tudo muito saboroso por aqui!!!
    Uma delícia!

    Para vc e sua família eu desejo tb uma feliz e Santa Páscoa!!! Queas alegrias de Jesus ressuscitado venham trazer renovados Amor e Liberdade, aos seus corações!

    Grande abraço, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Grazie Estela per questa ricetta che deve essere buonissima!!!!

    ResponderExcluir