Acompanhar este blog

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Bolo



Quando eu era pequena, no meu livro escolar, tinha uma lição que contava a história de um bolo. Era mais ou menos assim:
O menino estava esperando a hora do lanche com bastante ansiedade, pois nesse dia teria um bolo muito especial. A mãe lhe dissera que era um bolo que tinha sido feito por mais de mil pessoas. Então o menino ficou imaginando: "Esse bolo deve ser muito grande, deve ser do tamanho da Catedral".
Quando a mãe chegou com o bolo, ele não entendeu porque o bolo era do tamanho dos outros e, não poderia ter ocupado mais de mil pessoas pra fazer.
Então a mãe explicou que o bolo levava vários ingredientes e que cada um deles teria ocupado muitas pessoas para preparar ou fazer chegar até a sua cozinha. Por exemplo, a farinha de trigo:
Quem plantou o trigo? Quem colheu o trigo? Quem moeu o trigo? Quem peneirou a farinha? Quem embalou a farinha? Quem levou a farinha para o mercado? Quem vendeu a farinha? E assim foi falando dos ovos, do leite, da manteiga, do açúcar ... enfim, de cada ingrediente e explicando pro menino até chegar em quem fez o bolo.
Depois de ouvir toda essa história o menino comeu o bolo com a maior satisfação, pois não imaginava que um alimento teria de passar por várias mãos até que chegasse à mesa da sua casa.

E toda vez que como um pedaço de bolo, eu me lembro disso e, fico saboreando com a maior satisfação...como o menino da história.

.......................................................................

4 comentários:

  1. Nossa, que lição!
    Devemos aprender a valorizar as coisas, realmente!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, nunca consideramos quem está por trás do cenário.

    Tem um selo da irmandade universal - SOMOS TODOS IRMÃOS - na barra lateral do meu blog. Passa lá pra pegar!!!!!

    Bjinhos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Tenho um presente para amigos e seguidores, no Blog: PRA VOCÊ COM CARINHO. Bonequinha da Sorte.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  4. Tia, gostei muito da história do bolo!!! Como é importante percebermos que o nosso sucesso depende muito dos ingredientes que estão ao nosso redor. O resultado final é a satisfação de um dever cumprido onde todos contribuíram de alguma forma. É muito precioso compartilharmos tudo que temos com outras pessoas.Obrigada por fazer isso com amor. Bjs

    ResponderExcluir