Acompanhar este blog

domingo, 15 de novembro de 2015

Canteiros




Ixora

“A Ixora chama a atenção por seu colorido vivo e brilhante. As flores que surgem com mais intensidade na primavera e verão, quando desabrocham continuamente, atraem beija-flores e borboletas. Elas são brancas, róseas, amarelas, alaranjadas ou vermelhas, nas mais variadas tonalidades, singelas ou dobradas. A planta pode ser pequenina, chamada mini-ixora, mais a maioria tem entre 1m a 1,5m.
As brancas chegam a tingir 3m de altura.
A ixora prefere locais de clima quente para seu desenvolvimento e ocorre na África (Madagáscar), China, Índia, Sumatra e Tailândia. Os especialistas afirmam que existe cerca de 400 espécies em todas as regiões tropicais. A planta que tem diversas denominações – flor de coral, hortênsia japonesa, ixora chinesa, ixora cheirosa, ixora rei, jasmim inglês, jasmim brilhante, jasmim vermelho – foi introduzida no Brasil há mais de dois séculos.”

Livro de Ouro das Flores – Cecília Beatriz L. da Veiga Soares)

3 comentários:

  1. Essa planta realça em qualquer jardim!
    simplesinha e cheia de cores
    Interessante ter tantas cores no mesmo feitio.
    Bonito post, Estela

    ResponderExcluir
  2. Já tive dessa linda plantinha, de florzinhas lindas, que dá um colorido maravilhoso ao ambiente. Não sabia, que se chamava ixora. Em casa de minha irmã ainda tem, deu vontade de voltar a ter num canteirinho.
    Xêro, Estela. Saudade!

    ResponderExcluir