Acompanhar este blog

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Aulas de Bordado





Eu gostava muito das aulas de bordado da minha escola. Cada aluna pegava o seu material e a mestra, então, ia ensinando uma por uma, ponto por ponto. Com que doçura ela fazia isto!
Ponto de haste, ponto atrás, ponto cheio, ponto corrente, bainha aberta, ponto Paris, entre outros...
O primeiro trabalho era uma amostra com os pontos mais básicos. A mestra observava todas nós e à medida que uma aprendia bem os pontos, ia ajudando a uma outra colega que apresentasse alguma dificuldade.
Depois que tínhamos aprendido os pontos básicos, teríamos a tarefa de fazer um trabalho para apresentar, no final do ano, na exposição promovida pela escola.
A escolha seria ao gosto de cada uma, então saíamos em busca do material nas lojas especializadas. O tecido já era vendido riscado para bordar. Eram muitas as opções de riscos, mas na sua maioria, ingênuos e românticos. Escolhíamos as cores e texturas das linhas para melhor representar os trabalhos. Chegávamos em casa eufóricas, já imaginando como ficaria aquele pedaço de pano todo bordado.
Os motivos de flores eram os meus preferidos, e passo a passo eu ia plantando flores com os pontos mais bonitos que aprendera: jardins bordados de sonhos coloridos.

Estela Siqueira

***

7 comentários:

  1. Oi Estela
    Essas aulas de Artes eram sempre um refrigério para os alunos que deixava um pouco os cadernos e livros descansando e podia ser mais livre ,mentalmente.
    Também sempre gostei_lembro muito das aulas de Canto e daquela cantoria que amava.... rs
    Gostei muito da sua caixa de lembranças. Volte sempre sua fujona! o facebook tem roubado os blogueiros _ lá tudo é rapidinho e a resposta é imediata. Aqui é mais silencioso e calmo_ lá me canso porque são muitas vozes ao mesmo tempo rsrs sente isso? mas eu tenho aprendido a gostar um pouco apesar de ainda preferir a paz que os blog's me trazem.
    grande abraço Estelinha, bons dias !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lis, obrigada pela presença.
      Estou voltando devagarinho (rsss).
      Bjs.

      Excluir
  2. Também adorava! Só que nunca tive aulas de bordado na escola. Mamãe nos matriculava em cursos particulares, eu e minha duas irmãs. Não tinha muita habilidade...fazia ponto de cruz e corrente. Fiz também bordado à máquina...mas, a coisa não vingou. Já a costura, nunca fiz curso mas costurava pra família toda..nisso era boa!
    Um xêro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lucia,
      Que bom ver você aqui!
      Sempre gostei dessas artes de costura. Gostava muito de bordar,mas nunca a maquina,nem cheguei a aprender(rsss).
      Bjs.

      Excluir
  3. Tive a minha fase de bordado e adorava! Tive a de desenho, caligrafia... Hoje levam os benditos Smartfones pra aula e aqueles dedinhos desatinados à procura de nada. Mas você viu na televisão o livro de desenho que surgiu a mil? Lindíssimos desenhos para mil lápis de cores, o pessoal dessa geração está vendo como algo do outro mundo, mas parece que adorando! É uma terapia linda, criativa.
    Veja aqui:
    http://ana-bailune.blogspot.com.br/
    Você vai adorar!!!
    Beijos, amiga!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais,
      Feliz de te ver aqui.
      Pois é, esses livros estão sendo a maior febre. Para nós será um retorno aos velhos tempos! Os desenhos são lindos! Já comprou o seu? rsss
      Bjs.

      Excluir
    2. Ainda não, mas está nos meus planos imediatos! É uma criatividade colorir aqueles belos desenhos. Voltar à infância! rsss
      beijo!

      Excluir