Acompanhar este blog

domingo, 23 de junho de 2013

Gatos


“Cada vendedor tinha o seu modo especial de apregoar, destacando-se o homem das sardinhas, com as cestas do peixe dependuradas, à moda de balança, de um pau que ele trazia no ombro. Nada mais foi preciso do que o seu primeiro guincho estridente e gutural para surgirem logo, como por encanto, uma enorme variedade de gatos, que vieram correndo acercar-se dele com grande familiaridade, roçando-se-lhe nas pernas arregaçadas e miando suplicantemente.”

                                                                           Aloísio de Azevedo (O Cortiço)

.....


Tínhamos na nossa casa dois gatos pretos e lindos. O peixeiro passava em dias determinados. Os gatos, acho que já sabiam o dia certo do peixeiro passar, pois antes mesmo de se ouvir o grito "peixeeeeiro, olha o peixeiro", eles iam até a cozinha onde estava a minha mãe, miavam e se esfregavam nas suas pernas e saíam em direção ao portão da casa, insinuando que minha mãe os acompanhassem. Chegando no jardim, subiam no muro e ficavam miando esperando que o peixeiro chegasse.
O peixeiro, é claro, já sabia que não podia deixar de  passar por lá. Era freguesia certa!.

.....

8 comentários:

  1. OI Estela
    Voce sabe que amo gatos e sei que voce também os aprecia muito.
    Aliás os animais são muito especiais nas nossas vidas_quem não os curte não sabe viver bem.
    Engraçado que sempre soube que gato gosta de peixes mas a Pitty parece que não quando mudo a ração dela com sabor de peixe noto uma certa rejeição_ gosta do atum que vem nos envelopinhos e só, rs
    Ela é tão doméstica nao conhece a vida de gato rs
    Estela deixo um grande abraço e obrigada por gostar dos felinos também.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Estela, como está você?
    Sabe, aprendi muito sobre gatos olhando o da minha filha. Jamais imaginei que gatos fossem tão carinhosos. Esse caso que está no texto é muito interessante. O gato de minha filha, cada vez que telefono para ela, ele sobe no seu colo e fica a escutar a conversa! Todos os dias. Já o chamo de fofoqueiro! É uma graça, adoro!

    Beijos pra você!

    ResponderExcluir
  3. Os animais principalmente os gatos são tão importantes na nossa vida! digo gatos porque gosto mais...
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ontem passei por aqui, li mas me dirigi ao Bonecas...Não retornei, para comentar. Volto hoje. Lá em casa, não tínhamos gatos mas, quando a mamãe cuidava de peixe vinha uma porção da vizinhança pelo quintal...Agora, tenho duas gatas, que não podem me ver encostar na pia, principalmente quando tem peixe. Como suplicam! Adoro!
    Xêro

    P.S. Estela, não lembro daquela canção (letra) que você citou na Cadeirinha, sobre as praias do Ceará... Vou pesquisar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia,
      Esta canção foi-nos apresentada nas aulas de canto orfeônico que tínhamos no colégio, fazendo parte de um cancioneiro que enaltecia as riquezas e folclore brasileiros. Tínhamos um livro de canto orfeônico com Carlos Gomes na capa, que infelizmente não me foi possível resgatar (minha mãe doava tudo que não estava mais em uso - rssss). O livro trazia as letras de canções brasileiras, desde o hino nacional a outras bem populares, como o Sambalelê, a Barquinha, Benedito Pretinho, etc.

      Excluir
  5. Adoro gatos e gatinhos,as tuas fotografias estão ternurentas,eu já cheguei a ter imensos mas com a chegada do meu cão os gatos desapareceram todos. Fica com deus!! http://pontodecruzdamafalda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Oi Estela. Admiro a beleza e a inteligencia desses adoráveis bichinhos,confesso que nunca tive um, não sei porque . Talvez porque sempre criei cachorros e temia que não se entendessem bem. Estes das fotos são maravilhosos.
    bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá como vai? espero que esteja tudo bem consigo.
    Bjs

    ResponderExcluir