Acompanhar este blog

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Escrevo-lhes estas mal traçadas linhas





"Escrevo-lhes estas mal traçadas linhas"... Era assim que começava uma carta.

Escrever, enviar e receber cartas é uma das coisas mais prazerosas que existe. 
Quando nos mudamos para o Rio de Janeiro, em 1955, minha mãe escrevia muitas cartas para a família e amigos que ficaram na nossa cidade. Era com muita ansiedade que esperávamos as respostas, pois demorava muito a chegar.


 Minha mãe recebia tantas cartas, que o carteiro do bairro já sabia quando era lá pra casa, mesmo com o endereço incompleto. Bastava ter a indicação da cidade remetente e ele já reconhecia, e olha que nem tinha CEP naquela época.  Pelo seu conhecimento, só a nossa família naquele bairro, recebia carta daquela cidade. 
Este carteiro gostava de papear, e muitas vezes tomava um cafezinho lá em casa, ficou nosso amigo. Quando ele se aposentou passou as instruções para o que o substituiu e de vez em quando ia  nos visitar.


Mas o tempo passou e tudo ficou urgente.
Veio a internet, e já não se enviam cartas como antigamente, agora a comunicação é rápida, veloz, rápida como um raio. Isso é bom, muito bom, mas quando queremos mandar algum objeto, aí entra o bom e amável correio.

O Correio agora tem CEP e está informatizado... mas como se atrapalha! 
Atrasa e às vezes até perde o objeto postado, e já não podemos resolver o problema diretamente com o carteiro, tem protocolo e espera pra tudo. Fica-se à espera no telefone ou o sistema cai e o site não funciona.


Atualmente tenho enfrentado problemas de atraso na entrega de objetos e correspondências, mas desta vez sumiram com uma das minhas encomendas, não foi entregue e nem consta como postada. Fiz a reclamação e estou aguardando. Espero que a encontrem. 
E o pior é que quando a gente coloca uma encomenda registrada, ainda dá pra reclamar, mas se colocar simples... esqueça, pois vai ficar por conta da sorte.

Este é o meu Brasil, este é o Correio Brasileiro...

Às vezes tenho saudades daquele correio vagaroso e desinformatizado.

...

8 comentários:

  1. Oi Estela, tenho também muitas saudades deste tempo, era romantismo puro esperar por cartas mesmo que não fossem cartas de amor. Uma delicia sua postagem. É Os correios agora, apesar de informatizados,estão falhando, minhas tias de Minas perderam toda uma encomenda aqui pra Brasília. Embora depois de dois anos eles tenham ressarcido o valor das mercadorias, que foram extraviadas, quebrou-se a surpresa do recebimento. É terrível esta sensação. bjs

    ResponderExcluir
  2. Os tempos mudaram, e em muitas situações não foi para melhor...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde amiga vc disse tudo era tão bom receber cartas, ai eu lembrei quando o carteiro chegou e meu nome gritou com uma carta na mão, eu dava pulos de alegria, lembrei de tantas coisas um dia conto bjs

    ResponderExcluir
  4. Estela também me lembro como era gostoso receber correspondência, principalmente os postais de Natal. Hoje tudo é diferente. Espero sinceramente que encontre a sua encomenda.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Eu poderia, perfeitamente, ter escrito essa postagem. Meu sentimento é este. Tenho saudades, da forma de correspondência do passado, gosto da da presente mas...
    este "final" é que maltrata, estressa...Concordo com tudo!

    Xêro

    ResponderExcluir
  6. Olá, Estela!!

    Essa postagem de deixou saudosa...eu que adoro papéis também sinto falta de mandar cartas, de receber; muitas a gente guarda numa caixinha enfeitada e lá pelas tantas da vida se lembra de ir na caixinha recordar...parece que hoje em dia nem pra escrever as pessoas tem tempo, só digitam.

    Mas, paciência, eu continuo com meus papéis, de todos os tipos inclusive de cartas.

    Então, tem cafezinho neste blog?

    Bjuss! E FELIZ 2013!

    ResponderExcluir
  7. Minha Querida
    Como eu gosto ainda de escrever cartas.... Reduzi um pouco, é certo! Mas, aos bons velhos amigos, continuo a escrever e a mandar postais nos aniversários e Natal.
    Os correios do Brasil podem andar devagar mas, funcionam e é preciso ver que têm de atravessar um oceano: acabo de receber a tua encomenda que me fez tão feliz. Adorei o artesanato pintado à mão e o imã para a geleira.
    Logo à noite, já vou servir o café com os teus paninhos e pensar em ti!
    Mil beijos do coração, desta amiga que já é mais do que virtual, acredita!
    Graça

    ResponderExcluir
  8. Ola docinho ,
    vim lhe dizer que tem um selinho esperando por vc na minha pag.de premios...
    http://terradeduendes.blogspot.it/p/premios-recebidos_30.html
    espero que goste!!beijocas.

    ResponderExcluir