Acompanhar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Preciosidades


Dulce me contou que aos desessete anos se diplomou no curso de Bordados da Singer.
Era uma turma animada de moças casadoiras. No final do curso os trabalhos, de cada uma delas, eram apresentados numa exposição no dia da entrega dos diplomas.
Naqueles tempos, as moças precisavam desses conhecimentos para elaborar seus enxovais para o casamento.


Essa foi o primeiro trabalho de Dulce: uma toalha de mesa.




Este foi o segundo trabalho: um lençol com a barra bordada.



E aqui está o diploma de Dulce, conferido pela Singer, em 1937.




São preciosidades pra se guardar...

........................................................

6 comentários:

  1. Hola Estela, mis felicitaciones para Dulce,que bordados tan bonitos!!! Yo tambien me borde mi ajuar, pero mis bordados no eran tan bonitos.

    Gracias Estela por tu visita.
    Recibe un gran abrazo desde Barcelona.
    Gloria

    ResponderExcluir
  2. Què emoción me produce ver con qué maestría ha realizado Dulce sus trabajos, y son tan pero tan bellos!!!!
    cariños

    ResponderExcluir
  3. Estela, que lindos... A minha avó tb tinha uns assim. Eles eram bordados e em alguns lugares eram abertinhos, parecidos com esse primeiro da Dulce.

    Beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  4. Lindos trabalhos Estela
    São raridades que hoje poucos fazem .
    Vivi rodeada de novelos de linha e lãs , minha madrasta tecia colchas , roupinhas de bebê e eu ainda tenho algumas preciosidades dela.
    Não são só toalhas e colchas, são sentimentos.
    Adoro passar por aqui ainda mais com a presença linda da Dulce rs meu dia se alarga.


    meus abraços

    ResponderExcluir
  5. Estelinha
    A toalha parece uma pintura e o lençol é um primor. Antigamente tinham muito valor os enxovais das noivas na sua maioria feito por suas mãos, como aconteceu com a Dulce, uma verdadeira fada do lar!
    Mil beijos
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Lindos bordados, adoro e me lembrou a infância, bjs meus

    ResponderExcluir