Acompanhar este blog

domingo, 12 de dezembro de 2010

Vende-se Vassouras


Nessas minhas andanças pelos arredores deste meu Rio de Janeiro, me deparei com este estabelecimento, vendendo vassouras.

A vassoura, todo mundo sabe, é o objeto principal para a limpeza, seja das nossas casas, das calçadas, das ruas, dos pátios escolares, etc. Sempre se começa pela vassoura.
Desde os primórdios que ela existe, não se sabe ao certo quando ela surgiu. Quem sabe, já nas cavernas, nossos ancestrais se utilizaram desta idéia, tão simples? Basta um punhado de ramos, de folhas ásperas ou palha, amarrados com cipó, e está pronto o modelo mais primitivo.

Ainda hoje, é possível ver, funcionários de certas prefeituras que ainda utilizam este modelo.

Mas, modelos à parte, também sabemos que a vassoura é cercada de um grande folclore, superstições, histórias e rituais.

Conta-se que, as antigas feiticeiras utilizavam vassouras feitas com plantas, como o alecrim, manjericão, tomilho, alfazema, e outras ervas perfumadas em seus rituais de limpeza espiritual. E costumavam fazer piruetas com elas como se estivessem flutuando no ar. Daí surgindo a idéia de que elas voavam montadas em vassouras.

E outras crendices, que até hoje, por brincadeira ou precaução, muitos acreditam.
Por exemplo:
- Colocar a vassoura virada para cima, atrás da porta, para fazer com que uma visita demorada, monótona ou indesejável se vá logo embora.
- Quando chegamos de mudança em uma nova residência, devemos fazer a primeira varredura com uma vassoura velha se quisermos manter a harmonia da casa anterior;
Com uma vassoura nova se quisermos iniciar uma vida nova
- Não se deve jogar fora a vassoura que já não serve mais, deve-se queima-la, para evitar que alguém mal intencionado pegue para fazer feitiço contra o antigo dono.
- Deve ser guardada na posição vertical. Se deitada, pode atrasar a vida do dono da casa.
- Não é prudente emprestar-se vassoura já servida, porque carrega a boa sorte ou parte dela.

- Toda vez que for varrer sua casa, comece da porta da rua e siga para dentro
repetindo várias vezes: O que é bom fique melhor e fique dentro da minha casa.
Ao agir dessa forma você não joga sua felicidade na rua.
- Mas, se preferir varrer a casa de dentro para fora, faça isso repetindo: O que houver de ruim, eu ponho para o lado de fora.
- Não se varre a casa de noite para não expulsar a riqueza ou tranqüilidade e, também para não incomodar as almas que moram na casa...
- Cachorro que leva pancada de vassoura fica covarde e o gato, fica ladrão.
- A vassoura varre até a sorte no amor. Rapaz ou moça cujos pés foram varridos não conseguirão se casar.


Fonte: Luís da Câmara Cascudo - Superstições e costumes



E, pra terminar, me lembrei de uma das brincadeiras que a gente fazia, quando criança, que para começar a gente cantarolava:
“varre, varre vassourinha,
varre, varre esta casinha,
que está cheia de cocô de galinha”.



...........................................................

8 comentários:

  1. Estelinha
    Para já, essa lojinha faz geito... Engraçadas as histórias e suprestições sobre as vassouras... A única que conhecia era que: não se deve varrer a casa á noite, porque estamos a deitar dinheiro fora...
    A caravela do Pedro ainda não chegou?
    Beijocas e uma noite descansada.
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Estela... Algumas histórias sobre vassouras eu já conhecia tb... Mas adorei a idéia de fazer uma vassoura pra mim, com alecrim, manjericão, tomilho, alfazema rs... Espero não sair voando...

    Beijoooooooooooo

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, tenha uma linda semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Estelinha vc acredita que eu adoro uma boa vassoura?
    Tenho várias cada uma para um lugar da casa, por exemplo: Uma para o quintal, aquela caipira bem boa, (essa vou amarrar uns raminhos de alecrim seguindo sua sugestão) outra para dentro da casa bem peluda (não gosto de aspirador de pó) e uma só para os banheiros essa é elétrica para pegar os cabelinhos espalhados.
    Então eu acho que sou Maria vassoura, pois gosto de varrer, esse exercício me acalma é ante-estresse para mim, eu acho né rsrs.Também não varro a casa a noite aprendi com minha avó.
    Uma dica da Mary (euzinha aqui) aprendi que, colocando uma meia de nylon velha vestida na vassoura de pelo, o pó vai grudando e não se espalha. Depois de usá-las lavo bem enxaguo com confort e álcool em seguida coloco no sol para secar.
    Adorei suas dicas vou acrescentar a minha rotina de varredeira, pois não posso ver uma sujeirinha que já pego a vassoura, mania é mania né.
    Bjocas querida...

    ResponderExcluir
  5. Oi Estela
    saudade de voce, estava ausente do blog por uns dias e hoje lembrei de vir visitá-la na sua linda casinha.
    Muito bom esse textoo Estela, a vassoura é nossa companheira de todo dia!
    e algumas superstiçoes já conhecia, outras nao, muito engraçadas.
    deixo abraços e desejos de um lindo Natal.

    ResponderExcluir
  6. Estelinha
    Será que o Pedro foi a nado??? Já me está a irritar...não sabe cumprir missão de nenhum jeito!! Todos os dias venho aqui para ver se há sinais... de fumo há de certeza porque estou furiosa!!!
    Beijocas, minha querida!
    Graça

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga é sempre um prazer ler os seus posts.
    Aproveito para desejar a si e a toda a sua família e amigos, um Feliz Natal, repleto de alegria, saúde, paz e amor.

    “A Melhor mensagem de Natal é aquela que sai em silêncio de nossos corações e aquece com ternura os corações daqueles que nos acompanham em nossa caminhada pela vida.” (desconhecido)

    Que a Luz e o Espírito de Amor do Natal, consigam prevalecer nos nossos corações ao longo de todos os dias do ano que está a chegar, para seja sempre Natal.

    Beijinhos
    Maria e familia

    ResponderExcluir
  8. poxa, só descobri isto sobre a vassoua, agora, umas até eu sabia, mas não sabia o mal que faz varrer à noite. faço sempre isto e de dentro pra fora de casa. Nunca mais farei uma loucura desta e olha que a minha casa tá ficando de ponta cabeça com tanta coida estranha acontecendo na família.
    Bjos.

    ResponderExcluir