Acompanhar este blog

domingo, 4 de outubro de 2009

CHOCOLATE



"Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates".

Estes versos fazem parte do poema "Tabacaria" de Fernando Pessoa, escrito em 1928, e estas afirmações continuam atualíssimas.

Nada mais metafísico que chocolates. Eles derretem na boca, despertam os sentidos, consolam as mágoas e ativam o bom humor.
Quando sentimos o seu sabor doce amargo, uma onda de energia inunda o corpo inteiro e uma leve embriaguez envolve a consciência.
Formas, sabores e embalagens multiplicam-se para seduzir a nós, pobres mortais. Sofisticação e criatividade é o que não falta. Trata-se o chocolate como jóia.




Até produtos de beleza estão sendo feitos com chocolate, sabonetes, cremes de massagens, sais de banho e ainda os poderosos banhos de imersão para relaxamento e bem estar.
O chocolate tem propriedades hidratantes tanto para a pele como para os cabelos e, seu aroma é relaxante e desperta nossos sentidos com sensações de prazer.

Mas o uso em banhos e tratamentos de beleza já vem de longas datas. Os Maias e os Aztecas já consideravam o chocolate mais que um alimento.
Eles acreditavam que as sementes do cacaueiro foram dadas de presente pelo deus Quetzcolt aos homens, daí ser considerado sagrado e com propriedades medicinais. Já naquela época eles utilizavam a essência do cacau em banhos relaxantes.

O chocolate era considerado tão especial que só quem era próximo do rei é que podia se beneficiar do banho divino. E o rei, é claro!

Acredita-se que o cacaueiro seja originário das bacias do Amazonas e do Orinoco, na América do Sul, onde crescia há milhares de anos. Supõe-se que os Maias foram os primeiros a cultivar o cacau, levando-o consigo ao emigrarem para Yucatán.

A realeza azteca se delicicava com a bebida do chocolate amargo, que era servida em taças de ouro descartáveis (que luxo!). Consta que o imperador Montezuma tomava mais de 50 taças por dia!


Modas à parte, eu prefiro mesmo, é uma boa xícara de chocolate na boca do que na banheira. Quentinho no inverno e gelado no verão.


O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem que o consumo moderado de chocolate preto e amargo pode trazer benefícios à saúde humana. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes.

O único mal associado ao chocolate é o exagero, pois pode dar dor de barriga e engordar. Coma com moderação.


Coma chocolates... Coma chocolates!
Pois o chocolate só traz alegria e prazer...


...................................................................................

15 comentários:

  1. humm vou ter q comer um agora, vc me deixou com muita vontade.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  2. Olá!!! Estela.

    Chocolate!! até o nome é gostoso de pronunciar, atire o primeiro chocolate quem não se rendeu a esse prazer , o perfume é sedutor, e o sabor divino. Deixar derreter na boca um pedaço de chocolate de boa qualidade é bom de+.
    Texto perfeito muita informação sobre essa delícia mundial, lindas fotos. Parabéns.
    bjokinhas.

    ResponderExcluir
  3. Todas as razões são válidas para comer chocolate!
    Eu adoro chocolate negro, com 70% de cacau no mínimo, não sou fã de chocolate de leite, e adoro chocolate branco.
    Mas prefiro não comer chocolate nenhum, a comer um chocolate de má qualidade, e cheio de açúcar, urgh...
    Adoro chocolate aromatizado de laranja, de menta, de pimenta, ou com pedaços de avelã.

    ResponderExcluir
  4. Estela,

    Que delícia de postagem!...e linda!
    Chocolate,gosto tanto que até escondo de mim.

    Com carinho,

    Cris

    ResponderExcluir
  5. Estelinha!!! Agora você me deixou com água na boca, sou chocólatra de carteirinha, adoro. No banho ou na boca só o cheiro dele me deixa animada. rsrs

    Boa semana querida.

    Bjss

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga. Tudo Bem ?
    Eu hoje estava bem, apesar de dor de cabeça, agora estou deprimida. Acho melhor você começar a rir. Tinha era que teracabado com aquele Blog de Poesias. Com essa agora, acho que vou visitar o Blog do Ricardo.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir
  7. Vejo que todas concordam comigo, chocolate só faz bem, é só não exagerar (rss...).
    E pra você Jacque, coma mais chocolate.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi Estela, que bom receber sua visita! Gostaria de ser mais frequente nos blogs, mas a correria e o pouco tempo não me permite. Bom saber que você não me abandona! Querida, minha mãe também é a rainha dos ditados, e eu puxei isto dela. Sobre a cortina eu já comprei e fiquei muito feliz com a escolha. Acho que ela vai ficar muito boa na minha sala. E estes chocolates? Eu adoro! Pena que temos que manerar no consumo, senão as medidas triplicam! Beijocas

    ResponderExcluir
  9. Minha Amiga
    Acabei agora mesmo de comer um delicioso chocolate. Substitui carências, tristezas e, enquanto o sabor se vai diluindo, só pensamos em coisas boas.
    Como sempre a sua postagem de hoje, está tão tentadora e acolhedora que me atrevo a ir tomar uma chávena de chocolate consigo. Posso?
    Um beijo amigo.
    Graça

    ResponderExcluir
  10. Estela querida

    Feliz final de semana e feriado.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  11. Estela, passei por aqui e noooossa quanto chocolate, naõ há dieta que resista a um chocolatinho. AMO CHOCOLATE!!! Feliz dia das crianças para a criança que vc carrega dentro do seu coração, afinal todos temos uma. bjs

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Postagem mais deliciosa hein:)

    Boa semana
    Estela.

    ResponderExcluir
  14. Agora ia um chocolate quentinho ainda não dormi aquecia-me e talvez viesse o sono. Bjo.

    ResponderExcluir
  15. Nossa até eu que não gosto de chocolate fiquei com vontade agora!!!
    Bjs

    ResponderExcluir