Acompanhar este blog

quarta-feira, 15 de julho de 2009

A dança e o riso


"A dança e o riso são as melhores portas, as mais naturais, as mais facilmente acessíveis para entrarmos na não-mente. Se você realmente dançar, o pensamento pára. Você dançar sem parar, girando, girando e se tornar um redemoinho - todas as fronteiras, todas as divisões desaparecem. Você nem mesmo sabe onde seu corpo termina e onde a existência começa. Você se dissolve na existência e a existência se dissolve em você.
E se você estiver realmente dançando - não controlando a dança, mas deixando que ela o conduza - se você estiver possuído pela dança, o pensamento pára.
O mesmo acontece com o riso. Se você for possuído pelo riso, o pensamento pára. E se você conhecer alguns momentos de não-mente, esses vislumbres lhe assegurarão muito mais recompensas que irão surgir.
O riso pode ser uma bela introdução a um estado de não-pensamento.
No dia em que o homem se esquecer de rir, no dia em que o homem se esquecer de brincar, no dia em que o homem se esquecer de dançar, ele não será mais um homem; ele terá caído para uma espécie sub-humana. A brincadeira o deixa leve, o amor o deixa leve, o riso lhe dá asas.
Dançando com alegria ele pode tocar as estrelas mais longínquas, pode conhecer o próprio segredo da vida. "

(Osho)

...............................................................................

6 comentários:

  1. Que mensagem linda!!
    Estela ando sentindo sua falta.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Estela,

    Quando morei em Belo Horizonte criei um espaco
    de nome Agua na Boca que fez história.Naquelas noites na Avenida Prudente de Morais,me iniciei na amplidão das gentes,universo,versos,pessoas.Estreiava um novo e livre estado civil.Daí conheci Osho e se não fosse os filhos teria ido para a sua comunidade no Oregon.Lia ,lia tudo da sua filosofia que começava como um guru que não era guru.Após muitos anos ,já em São Paulo ,fiz um renascimento com as técnicas de meditação de Osho e foi de rir,dançar,chorar,ter êxtases espirituais deslumbrantes.Entrei de cabeça.Sou assim...e me libertei.
    Devo muito aos conhecimentos e a energia cósmica de Osho que me iluminou com o desapego.Saí do discurso,integrei minhas partes.SOU!
    Menina,adorei o texto,e na prática vou dançar já.

    Obrigada,adorei,

    Cris
    .

    ResponderExcluir
  3. A alegria é uma linguagem universal, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Hola Estela uma bela pintura para expressar uma realidade da vida, os momentos são sempre divertido de se tomar essa triste vir sozinha, ela é obrigada a ter a vida em rosa e sempre sorrindo

    Un Saludo

    ResponderExcluir
  5. Duas coisas maravilhosas e que nos dào leveza!
    Dançar e rir!
    Exercícios de bem estar!
    Te linkei, tá?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Bonito texto de Osho. A alegria é uma porta para a liberdade. Beijo, Estela.

    ResponderExcluir