Acompanhar este blog

terça-feira, 27 de outubro de 2009

CALORIAS



A melhor definição de calorias que eu já vi.

............................................................

domingo, 18 de outubro de 2009

Rio de Janeiro


Igreja de Nossa Senhora da Glória - Largo do Machado

Para ver mais clique AQUI.

..........................................................................

domingo, 4 de outubro de 2009

CHOCOLATE



"Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates".

Estes versos fazem parte do poema "Tabacaria" de Fernando Pessoa, escrito em 1928, e estas afirmações continuam atualíssimas.

Nada mais metafísico que chocolates. Eles derretem na boca, despertam os sentidos, consolam as mágoas e ativam o bom humor.
Quando sentimos o seu sabor doce amargo, uma onda de energia inunda o corpo inteiro e uma leve embriaguez envolve a consciência.
Formas, sabores e embalagens multiplicam-se para seduzir a nós, pobres mortais. Sofisticação e criatividade é o que não falta. Trata-se o chocolate como jóia.




Até produtos de beleza estão sendo feitos com chocolate, sabonetes, cremes de massagens, sais de banho e ainda os poderosos banhos de imersão para relaxamento e bem estar.
O chocolate tem propriedades hidratantes tanto para a pele como para os cabelos e, seu aroma é relaxante e desperta nossos sentidos com sensações de prazer.

Mas o uso em banhos e tratamentos de beleza já vem de longas datas. Os Maias e os Aztecas já consideravam o chocolate mais que um alimento.
Eles acreditavam que as sementes do cacaueiro foram dadas de presente pelo deus Quetzcolt aos homens, daí ser considerado sagrado e com propriedades medicinais. Já naquela época eles utilizavam a essência do cacau em banhos relaxantes.

O chocolate era considerado tão especial que só quem era próximo do rei é que podia se beneficiar do banho divino. E o rei, é claro!

Acredita-se que o cacaueiro seja originário das bacias do Amazonas e do Orinoco, na América do Sul, onde crescia há milhares de anos. Supõe-se que os Maias foram os primeiros a cultivar o cacau, levando-o consigo ao emigrarem para Yucatán.

A realeza azteca se delicicava com a bebida do chocolate amargo, que era servida em taças de ouro descartáveis (que luxo!). Consta que o imperador Montezuma tomava mais de 50 taças por dia!


Modas à parte, eu prefiro mesmo, é uma boa xícara de chocolate na boca do que na banheira. Quentinho no inverno e gelado no verão.


O chocolate é um alimento muito nutritivo. Contém proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno e vitaminas E, B1, B2, B6, B12 e C. Estudos recentes sugerem que o consumo moderado de chocolate preto e amargo pode trazer benefícios à saúde humana. Sabe-se que o cacau tem propriedades antioxidantes.

O único mal associado ao chocolate é o exagero, pois pode dar dor de barriga e engordar. Coma com moderação.


Coma chocolates... Coma chocolates!
Pois o chocolate só traz alegria e prazer...


...................................................................................