A melancia é uma fruta saborosa, perfeita para os dias de calor intenso. Refresca, mata a sede e traz benefícios à saúde. Tem propriedades hidratantes (contém cerca de 90% de água), além disso, possui também açúcar, vitaminas A e B, sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Veio da África, e se deu tão bem no Brasil, que a gente até pensa que ela é daqui.
Uma melancia de boa qualidade tem casca firme, lustrosa e sem manchas escuras. As manchas claras não são sinais de um produto de má qualidade. Para saber se está boa por dentro, bata com o nó dos dedos na casca, se o som for oco, a melancia está boa.
As melhores melancias são as que têm polpa vermelha e bastante suco, mas existem melancias de polpa amarela.
A cor vermelha da polpa da melancia se deve ao licopeno, um caroteno com elevada atividade anti-oxidante. Nas melancias de polpa amarela a cor é conferida por beta-caroteno (pró-vitamina A) e por xantofilas.
Fora da geladeira, a melancia se conserva bem durante uma semana, se guardada em lugar fresco, arejado. Depois de cortada, deve ser conservada na geladeira, envolvida em filme plástico ou papel de alumínio por no máximo três dias.
Melancia é ideal nos regimes para perda de peso devido ao seu alto teor de água contendo poucas calorias. É laxante e diurética. É recomendada para quem tem pressão alta, reumatismo ou gota. O suco de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crônicas.
A melancia geralmente é servida ao natural como sobremesa, pura ou em uma salada de frutas.
Experimente fazer um suco, batendo a polpa da melancia no liquidificador e acrescentando uma pitada de canela em pó. A canela confere um toque exótico e original, acentuando o doce sabor da melancia.
A casca ainda pode ser recortada em forma de bonecos e bichinhos para a alegria da criançada.
Além de saborosa e nutritiva, ela ainda exibe um belo contraste de cores com suas janelinhas cheias de sementes, dando um visual alegre ao ambiente.
Com a parte branca da polpa, prepara-se um doce do mesmo jeito que se faz um doce de mamão.
Polpa, açúcar e fogo baixo até apurar.
!/2 Kg da polpa ralada grosso ou em lascas finas e pequenas (deixe um pouco de vermelhinho);
2 xícaras de açúcar;
1/2 copo de água
2 cravinhos da índia (opcional).
Colocar tudo numa panela, em fogo baixo e deixar cozinhar mexendo de vez em quando com uma colher de pau até que, quando ao passar a colher, o fundo da panela fique aparente e com uma calda levemente espessa. Deixe esfriar, retire os cravinhos e sirva, se quiser, com uma bola de sorvete de creme.
Mas eu gosto mesmo é dela ao natural, doce, colorida e refrescante...
.....................................................................................................