
"Bandeja de prata ou madeira, ou carrinho de chá. Toalha bordada à mão ou adamascada, ou com uma frescura qualquer. Bule de chá sobre um tripé. Os bules de louça são preferíveis aos de metal e seria bom que tivessem coador interno, no bico. É interessante ter bules de vários tamanhos, que sejam convenientes para um certo número de xícaras de chá. Uma jarrinha para o leite frio. Uma vasilha para restos de folhas que ficam no fundo da xícara, quando se vai repetir, e um coador de prata ou arame, junto. Um açucareiro para tabletes de açúcar com sua pinça especial. Chaleira de água quente para temperar o chá. Um abafador de bule, para o chá não esfriar muito depressa. Xícaras e pires e pratinhos de bolo, de louça, de preferência. Faquinha para manteiga. Vasilhas para pedaços individuais de manteigas e potes para geléias. Se for servido um bolo inteiro, uma linda espátula para corta-lo. Guardanapos de pano. Os de papel, só numa emergência. Pratos de três andares para bolinhos e sanduíches. Garfos, colheres e facas, pequenos."
“O chá que é posto na xícara é geralmente muito forte. É preciso ter a chaleira de água perto, para temperá-lo, faze-lo mais fraco. O leite deve ser integral e frio.”

Do livro: Não é Sopa – Crônicas e receitas de comidas (de Nina Horta) página 300,
onde ela conta o seu encontro com uma senhora inglesa, com quem ficou sabendo desses valiosos detalhes, do verdadeiro chá inglês.
Ilustrações: Consuelo Gamboa
....................................................................................
Oi Estela,
ResponderExcluirCheguei na hora...adoro o ritual do chá.Demais
o prato de tres andares e,claro os guardanapos de tecido.Que delícia!
Deixei um recadinho para vc lá na Querida Querubim.
Com carinho,
Cris
Nossa Estela, um verdadeiro chá Inglês.Delícia.
ResponderExcluirImagine tudo certinho, bolo, porcelana inglesa , pratinhos para geléia de damasco, bolinhos, e é claro sanduiches de pepino, a pinça de prata para o açucar.Os guardanapos de tecido leve, bordado a mão.
Obrigada pelo comentário, realmente o livro "Mulher da cor do tango" é um espetáculo.
beijossssssssssss
Nossa, que apetrechos lindos! Quem me dera estar em Londres para tomar o chá das 5... Vai sonhando, Renata.
ResponderExcluirQuerida:
Postei no GALERIA sobre uma comédia com final surpreendente. Você também se surpreenderá com o tamanho do post, bem menor do que os anteriores, e só com algo mais a ler: um poema meu.
Conto com você.
Um abraço,
Renata
PS: Os meus Blogs andam às moscas, o AMOR, o FEMININA, e vc é seguidora deles. Mas parece que tem outras amizades mais prestigiosas...
Renata, não entendi o PS.
ResponderExcluirAdoro cha amiga e servido com este requinte nem se fala, voce foi até ao pormenor.
ResponderExcluirRequinte e bom gosto.
Sabe que eu faço colecção de bules? Estela tenho dezenas desde miniaturas a um gigante que me ofereceram este Natal.
Tenho de todos os tamanhos e feitios, lindos, lindos de morrer.
Beijinho amiga, bom fim de semana
Oi Maysha,
ResponderExcluirQue bom que gostou. Admiro muito estes requintes, os ingleses são perfeitos nisso. Vou postar, qualquer dia destes, sobre o ritual japonês/chinês, que também não fica a dever aos ingleses. Me aguarde.
Adoraria ver sua coleção de bules, tire uma foto e ponha no seu blog.
Bjs.
Estelinha que feliz ideia que me deu, assim que tiver oportunidade faço isso mesmo. Mas podemos fazer ainda melhor, venha a Portugal, quem sabe um dia não se proporciona, e tenho imenso prazer em lhos mostrar pessoalmente.
ResponderExcluirPrometo que tambem a levo a pescar, combinado?
Beijos amiga