Acompanhar este blog

terça-feira, 30 de abril de 2013

Coisas que eu gosto e...






Que são tão bonitas!

Fotos encontradas no Google.
.................................................................

terça-feira, 23 de abril de 2013

sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Jardineiro Timóteo




O Jardineiro Timóteo
......................................................................................................................................................
Verdadeiro poeta, o bom Timóteo.
Não desses que fazem versos, mas dos que sentem a poesia sutil das coisas. Compusera, sem o saber, um maravilhoso poema onde cada plantinha era um verso que só ele conhecia, verso vivo, risonho ao reflorir anual da primavera, desmedrado e sofredor quando junho sibilava no ar os látegos do  frio. O jardim tornara-se a memória viva da casa.
.........................................................................................................................................................
O canteiro de Sinhazinha era de todos o mais alegre, dando bem a imagem de um coração de mulher rico de todas as flores do sentimento.
.........................................................................................................................................................O pé de flor-de-noiva, primeira “planta séria” ali brotada marcou o dia em foi pedida em casamento. Até então só vicejavam nele flores alegres de criança – esporinhas, bocas-de-leão, “borboletas”, ou flores amáveis da adolescência – amores perfeitos, damas-entre-verdes, beijos-de-frade, escovinhas, miosótis.
Quando lhe nasceu, entre dores, o primeiro filho, plantou Timóteo os primeiros tufos de violeta.
.........................................................................................................................................................
Já o canteiro de Sinhô-moço revelava intenções simbólicas de energia. Cravos vermelhos em quantidades, roseiras fortes, ouriçadas de espinhos, palmas-de-santa-rita, de folhas laminadas; junquilhos nervosos.
E tudo mais assim.
Timóteo compunha os anais vivos da família, anotando nos canteiros, um por um, todos os fatos de alguma significação.
.........................................................................................................................................................

Trecho do Conto "O Jardineiro Timóteo", do livro "Negrinha" de Monteiro Lobato - 1920

Para ler o conto inteiro entre AQUI

e se quiser ler e copiar o livro inteiro entre neste outro AQUI

O livro é composto de vinte contos, que vale a pena a leitura.

terça-feira, 16 de abril de 2013

Doces de minha infância


Numa das esquinas por onde costumo passar encontrei um vendedor de doces. São aqueles que fizeram parte da  infância de quase todo mundo. Não resisto a um destes docinhos.

Geléia.


Doce de abóbora.

Doce de batata doce. 


Mas o de batata doce me levou a um tempo mais distante e me lembrei do Doce de Batata Jozélia.
Quando eu era menina, bem pequena , ainda na cidade que nasci, havia um homem chamado "Seu Zéo", que fazia o doce de batata doce mais gostoso que eu já comi na minha vida.Era um doce pastoso, amarelinho claro e cheiroso como ele só.
Eu ainda não tinha sete anos de idade e a lojinha ficava a poucos metros da minha casa na virada de uma das ruas. Minha mãe me dava o dinheiro e ficava na porta de casa me olhando, quando eu chegava na dobra da rua, olhava para trás pra ver se ela estava lá pra me sentir confiante.
Entrando na lojinha estendia a mão com o dinheiro e Seu Zéo já corria a me atender.
A medida era uma espátula de madeira, que Seu Zéo pegava com a mão direita e na mão esquerda, espalmada, ele colocava um pedaço de papel (não sei se já era papel manteiga) onde seria colocado o doce. Com um movimento lento, ele tirava a porção do doce de dentro de uma lata bem grande e colocava no papel.
Meus olhos de menina gulosa acompanhava todo aquele ritual. Quando ele me entregava aquele papel com o doce de batata doce, eu me transformava na menina mais feliz do mundo.
Era o Doce Jozélia, que Seu Zéo colocou em homenagem aos seus dois filhos José e Zélia.
A fábrica resiste ao tempo, agora com novos donos, mas que continua fazendo o doce de batata. muito gostoso e apreciado por todo o estado de Sergipe, arredores e outras estâncias mais distantes.

Nas minhas andanças pela internet encontrei a história do meu doce. Imagina como fiquei feliz! Pois confirmou toda esta minha lembrança de menina.
A história está AQUI.

Como não tenho foto do Doce de Batata Jozélia, deixo a foto dos três docinhos que também fizeram parte da minha infância.


...


domingo, 14 de abril de 2013

Entre o Mar e a Montanha

















Pista Cláudio Coutinho 
 Urca - Rio de Janeiro
Na base do Pão de Açúcar
........................................................................





quarta-feira, 10 de abril de 2013

Sorteio de Aniversário


É aniversário do Bonecas da Mari e
para comemorar
 uma bonequinha será sorteada.
Participe.
Entre AQUI.
...

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Os Gatos de Susan Herbert











Susan Herbert

...

sexta-feira, 5 de abril de 2013

A Arte de Akzhana Abdalieva













Akzhana Abdalieva, uma jovem e talentosa artista do Cazaquistão

...