Acompanhar este blog

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

RÚSTICA






A beleza ideal está na simplicidade calma e serena.
 (Goethe)

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

A escada



Coral


Vou sendo incorporado pelas formas pelos cheiros pelo som pelas cores.
Manoel de Barros
........................


domingo, 9 de dezembro de 2012

Biblioteca das Moças



Entre as quatro filhas da minha mãe, eu ocupo o penúltimo lugar, as duas que me precedem, sempre eloquentes e cheias de razões. A caçula, mimada por todos, inclusive por mim apesar da pouca diferença de idade. Cresci nesse meio termo, ora como as mais velhas ora como a mais novinha. A diferença entre as nossas idades é de três anos entre uma e outra, numa  escadinha.


 Enquanto éramos crianças, essa diferença não era muito significativa, mas quando cheguei aos meus 13 anos, a diferença ficou bastante marcante, pois enquanto ainda curtia as brincadeiras infantis com a mais nova (9 anos), as duas mais velhas, então,  com 16 e 19 anos  já tinham outros interesses mais adultos (ou quase).  Ficaram vaidosas e namoradeiras.


Então me dividia entre os dois interesses.  Subia em árvores, jogava bola, brincava de pique ou com as bonecas.  Entre uma brincadeira e outra ficava ligada nos interesses das maiores, nas escolhas das roupas, esmaltes, batons e saltos de sapatos...

Eu gostava de ler os livros que elas colecionavam e trocavam com as amigas. Eram romances policiais, fotonovelas e romances diversos de escritores famosos.
Os mais populares da época eram os livros da coleção “Biblioteca das Moças”,  histórias de amor que sempre acabavam bem, geralmente entre uma moça simples e um moço rico ou importante, como num conto de fadas.


Dentre os mais famosos eram os assinados por M. Deli. As histórias eram todas parecidas, mas o que eu mais gostava era a descrição dos personagens, dos trajes, dos gestos e do ambiente sempre muito amplo e arejado  com cortinas brancas de musseline esvoaçando nas janelas das apaixonadas.
A imaginação voava solta...


Para as que não viveram essa época e quiserem saber mais da Biblioteca das Moças,
e para as que vivenciaram relembrarem com prazer,
 cliquem AQUI 
...........
................................

sábado, 8 de dezembro de 2012